LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Kétlin Bick Schirmann, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


O presente estudo foi desenvolvido na disciplina de Lutas, do curso de Educação Física da UNIJUÍ, tendo por objetivo verificar a presença ou ausência da prática de Lutas na Educação Física Escolar, além disso, pretende-se analisar as condições ofertadas durante a graduação e o conhecimento sobre a prática. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, na qual foram coletados dados de três professores a partir de um questionário enviado de forma on-line. Tais professores lecionam/lecionaram nas escolas da rede estadual e/ou municipal do município. Os resultados contemplam 3 indivíduos do sexo feminino, no qual 66,6% desenvolve o conteúdo de lutas em forma de pesquisa, embora 100% não tiveram a disciplina de lutas em sua formação. Além disso, todas citaram que a prática apresenta benefícios, porém, 66,6% considera ser importante trabalhar a prática na Educação Física Escolar. Por meio destes, é possível concluir que lutas são trabalhadas nas aulas de Educação Física, embora sem a prática. Consta-se ainda que não tiveram a disciplina em sua formação, mas possuem um entendimento básico sobre lutas.


Palavras-chave


Educação Física; Escola; Lutas.

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