AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS) COMO TRATAMENTO À DEPRESSÃO: uma revisão integrativa

Jacqueline de Souza Carvalho, Rodrigo Alves Carvalho, Ariane Luz Carvalho

Resumo


A depressão emerge como um importante problema de saúde pública, devido às repercussões negativas no indivíduo e o aumento da sua frequência entre a população. No Brasil as políticas públicas de tratamento e prevenção da depressão têm sido intensificadas, incluindo a implementação das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Este estudo levantou como questionamento a seguinte problemática: quais as implicações e benefícios do uso das PICS no tratamento de casos de depressão? Para elucidar as lacunas teóricas levantadas por esse problema de pesquisa, esta investigação teve como objetivo geral, discutir através de revisão integrativa da literatura, os benefícios do uso das PICS para o tratamento de pacientes depressivos. Recorreu-se a um levantamento bibliográfico, com abordagem qualitativa, caracterizado como uma revisão integrativa da literatura. Foram encontrados, de acordo com os critérios de inclusão, 11 estudos enquadrados ao propósito do estudo. Estes, por sua vez, foram submetidos à leitura e análise. As práticas mais relatadas nos estudos foram oficinas de relaxamento e meditação, intervenções terapêuticas coletivas, acupuntura, medicina ortomolecular, grupos de oração, homeopatia, quiropraxia, auriculoterapia, Reike, meditação e fitoterapia. A revisão integrativa de literatura apresentada fornece informações que permitem apontar a utilização das PICS como importante recurso terapêutico no tratamento da depressão.


Palavras-chave


Saúde mental; Depressão; Práticas Integrativas e Complementares.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, F.M. Depressão como doença do trabalho e suas repercussões jurídicas. São Paulo: LTr, 2005.

BARLOW, D. H. Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos: tratamento passo a passo. Porto Alegre. Artmed, 2016.

BEZERRA, A. L. D. Uso da planta medicinal erva-de-são-joão (hypericum perforatum) no tratamento da depressão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – PB, 2019.

BRASIL, L. Acupuntura como intervenção complementar no tratamento da depressão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu – SC, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 702, de 21 de março de 2018. Altera a Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para incluir novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares –PNPIC. Brasília, 2018.

CARNEIRO, J.; CARIBÉ, C.; REGO, G. Práticas integrativas e complementares em saúde mental em saúde mental: oficinas de relaxamento e meditação. REVISE - Revista Integrativa em Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde, v. 5, n.1, 2020.

CARVALHO J. L. S.; NÓBREGA, M. P. S. S. Práticas integrativas e complementares como recurso de saúde mental na Atenção Básica. Rev Gaúcha Enferm., v.38, n. 4, 2017.

CASTRO, I. M. Auxílio da acupuntura no tratamento da depressão. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília – DF, 2011.

LEMES, A. G. et al. Terapia Comunitária como cuidado complementar a usuários de drogas e suas contribuições sobre a ansiedade e a depressão. Esc. Anna Nery, v.24, n. 3, 2020.

MEDEIROS, S. P. et al. Práticas integrativas e complementares: estratégia de cuidado por meio do Reiki em pessoas com depressão. Research, Society and Developmen, v. 9, n. 2, 2020.

MIYAGUSUKU, F. H. Aplicação de auriculoterapia em idosos portadores de depressão. Monografia (Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, 2018.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde: CID 10. 3 ed. São Paulo: EDUSP, 2018.

PEREIRA SILVA, M. G.; SILVA, M. M. P. Avaliação do uso de fitoterápicos em distúrbios psiquiátricos. Revista de Atenção à Saúde, São Caetano do Sul, v. 16, n. 56, 2018.

RAZZOUK, D. Por que o Brasil deveria priorizar o tratamento da depressão na alocação dos recursos da Saúde? Epidemiol. Serv. Saúde, v. 25, n. 4, 2016.

RODRIGUES-NETO, J. F. et al. Transtornos mentais comuns e o uso de práticas de medicina complementar e alternativa – estudo de base populacional. J. bras. psiquiatr., v.57 n.4, 2018.

ROZICKI, A. P.; PERGHER, G.; BATTISTA, G. A. Control de calidad de preparados farmacêuticos de Hypericum perforatum L. comercializados em Argentina de uso como psicoanalepticos. Rev. Cienc. Tecnol., s/v, n.22, 2014.

SILVA, H. L. Efeitos da auriculoterapia nos níveis de ansiedade e nos sinais e sintomas de estresse e depressão em gestantes atendidas em pré-natal de baixo risco. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória – ES, 2016.

SOUZA, C. D. F. A Acupuntura Auricular Chinesa no tratamento da depressão. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, São Paulo – SP, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.