ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NA INICIAÇÃO ESPORTIVA POR UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Jean Gabriel Kepler Kümmel de Bairros, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a metodologia utilizada por um professor que atua na iniciação esportiva, identificando alguns dos principais problemas que afetam essa etapa. Os procedimentos metodológicos foram de cunho qualitativo de natureza bibliográfica, com buscas no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e ainda contou com a realização de uma entrevista com um professor que atua com a iniciação esportiva na área do voleibol a fim de refletir sobre a metodologia utilizada. Ficou clara a preocupação do professor quanto aos problemas que afetam essa área de formação e sua concepção de ensino com a prática do voleibol, foi ao encontro do que a bibliografia da área aponta como metodologia de ensino para trabalhar com a iniciação esportiva, sendo um ensino voltado para formação do caráter, mentalidade crítica e multiplicidade de movimentos acima do interesse por vitórias, conquistas e a especialização esportiva precoce.


Palavras-chave


Apoio dos pais; Crianças; Especialização precoce;

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