DESEMPENHO MOTOR ASSOCIADO AOS RITMOS MUSICAIS USADOS POR ATLETA BRASILEIRA EM COMPETIÇÕES SOLO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

Ariane Luz Carvalho, Leandro Evangelista da Silva

Resumo


A música é associada a vários esportes, mais somente na ginastica artística o uso da mesma é obrigatório, nesse esporte, a música é fundamental, ela ajuda os atletas na definição dos movimentos durante a apresentação. O objetivo é medir o desempenho associado aos ritmos musicais durante as apresentações na ginástica artística de um atleta de alto desempenho através da classificação dos ritmos musicais que demonstraram melhores resultados. Esta proposta se deu através de uma pesquisa qualitativa, produzida por um estudo de caso utilizando-se de artifício documental público. O sujeito pesquisado no estudo de caso foi a atleta brasileira Daiane Garcia dos Santos. A análise dos resultados deu-se pelo estudo de desempenho da atleta em suas principais apresentações nacionais e internacionais, suas pontuações e desempenho em classificação geral e nota final associada ao ritmo musical. Quanto aos ritmos utilizados que foram analisados, destacou-se o samba tendo em vista que nas apresentações que a atleta utilizou esse recurso sempre obteve bons resultados. O samba está atrelado a cultura e o emocional do brasileiro, o que nos leva a crer que durante as apresentações esse ritmo não só favorecia o desempenho da atleta como demostrava sua familiarização como o mesmo.


Palavras-chave


Dança. Ginástica artística. Influência musical. Esporte

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, F. Daiane dos Santos, a primeira brasileira campeã da ginástica artística. Esporte – Ig. 2016. Disponível em: . Acesso em 25 de Jun. 2020.

BIGLIASSI, M. et al. Influência da música em variáveis psicofisiológicas durante um exercício submáximo em ciclossimulador. Rev Bras Ativ Fis e Saúde, Pelotas/RS, v.17, n.6, p.532-542, 2012. Disponível em: . Acesso em 20 de Set. 2019.

BRITO, T. A. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo. Editora Fundação Peirópolis, 2003.

BROCHADO, F.A; BROCHADO, M.M.V. Fundamentos de ginastica artística e de trampolins. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara. 2016. 168 p.

BROTERO, M. Doping musical: ouvir música durante a prática esportiva muda o desempenho. Catraca livre. 2014. Disponível em:. Acesso em 20 de Jan. 2020.

CHIQUETO, M. R.; ARALDI, J. Música na Educação Básica: Uma experiência com sons alternativos. PDE. 2009.

DUARTE, L. H.; et al. O medo na ginástica artística: treinamento e competição. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v.7, n.2, p 51-67. 2008.

FARIA, M. M.; PACHECO, A. C. S. Danças e ritmos brasileiros. Congresso de Extensão Universitária, 6., 2011, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2011, p. 214 Disponível em: . Acesso em 20 de Jun de 2020.

LACERDA, G. 02 de dezembro: dia nacional do samba. Violandil Blogspot. 2014. Disponível em:< http://violandil.blogspot.com/2014/12/02-de-dezembro-o-dia-nacional-do-samba.html>. Acesso em 28 Jul. 2020.

NOGUEIRA, M. N. Samba, cantando a história do Brasil. Academia do samba. 2016. Disponível em:< http://www.academiadosamba.com.br/monografias /MaraNaterciaNogueira.pdf>. Acesso em 28 Jul. 2020.

PARANÁ. Secretaria de Educação. História da Salsa. Dia a dia educação. 2010. Disponível em: . Acesso em 28 Jul. 2020.

PHOUSE. História da música eletrônica. Phouse. 2018. Disponível em: https://www.phouse.com.br/historia-da-musica-eletronica>. Acesso em 20 Jun. 2020.

ROUBLE, O. J.; et al. O que a ginástica artística tem de artística? Considerações a partir de uma análise estética. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo), v.27, n.4, p.543-551. 2013.

SILVA, R. I.; ZABOLI, F. Música, corpo e educação física. Motrivivência v. 27, n. 44, p. 125-141, 2015.

SILVA, C. F. A contribuição da cultura afrodescendente para o samba como parte da identidade musical brasileira. Vozes, Pretérito & Devir. v.1, n1. 2016. Disponível em: http://revistavozes.uespi.br/ojs/index.php/revistavozes/article/viewFile /135/155>. Acesso em 28 Jul. 2020.

SOUZA, J. O cotidiano como perspectiva para a aula de música, In: ______. (org). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.