YOGA COMO TREINO COMPLEMENTAR PARA ATLETAS AMADORES

Lílian Leiria Brusque, Juliano Vieira da Silva, Cristian Leandro Lopes da Rosa

Resumo


Nos países ocidentais, a prática do yoga ganhou popularidade de maneira especial como uma opção de exercício físico combinada com exercícios respiratórios e meditativos. As práticas de yoga não se baseiam apenas em condicionamento físico, todo o conjunto de exercícios e filosofia do yoga tem como objetivo a autoconsciência, o autogerenciamento e a autoeficácia, auxiliando os praticantes a construir habilidades essenciais para desempenhar diferentes funções, como foco, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, resistência, entre outros. O presente trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, pois considera o levantamento da literatura imprescindível para fomentar o debate sobre o assunto. Foi realizado também uma entrevista semiestruturada com um ciclista de 59 anos do gênero masculino a fim de, verificar possíveis benefícios da prática do yoga como treino complementar para atletas amadores de Mountain Bike. Ao término da pesquisa constatou-se que atletas de alto rendimento, ou não, podem se beneficia das práticas de yoga como asanas, meditação e exercícios de respiração associados a treinos complementares a fim de melhorar a performance.

Palavras-chave


Yoga; Exercício Físico; Ciclismo

Texto completo:

PDF

Referências


BLAY, A. Hatha-Yoga – Fundamentos e Técnicas. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

BITTENCOURT, P.; PIMENTEL, J. Yoga para saúde. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2016.

BORTHOLOTO, S. O Yoga na Escola: educação corpo-mente para pais e educadores. São Paulo: Ed. Ground, 2013.

BROAD, W. J. A Moderna Ciência do Yoga: os riscos e as recompensas. Rio de Janeiro: Valentina, 2013.

CAMARGO, S. Yoga Postural. Corrigindo a postura com a prática do Hatha-Yoga. São Paulo, SP: Pensamento, edição digital 2010.

CHANCHANI, S. Ioga para crianças: um guia completo e ilustrado de ioga incluindo manual para pais e professores. São Paulo, SP: Madras, 2006.

BROWN, C. O livro de Yoga. Ed. DCL. São Paulo: DCL, 2011.

ELLSWORTH, A. Yoga: Anatomia Ilustrada. Barueri, SP: Manole, 2012.

FEUERSTEIN, G.; PAYNE, L. Yoga para leigos. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books 2ed, 2011.

FEUERSTEIN, G. O yoga como alquimia espiritual: a filosofia e a prática do Hatha Yoga. In: A tradição do yoga: história, literatura, filosofia e prática. 5 ed., São Paulo. Editora Pensamento, 2006 p. 461-512.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONÇALVES, A. C. M.; DURGANTE, C. E. A.. Práticas complementares para saúde integral. Porto Alegre, RS: Olsen Editora, 2017.

IYENGAR, B. K. S. Luz sobre o yoga: yoga dipika: o guia clássico de yogaescrito pelo embaixador do yoga no ocidente. São Paulo: Pensamento, 2016.

____. Yengar Yoga: posturas principais. São Paulo: Cores e Letras Editora, 2009.

____. A luz da Ioga. São Paulo, SP: Cultrix, 1980.

KALYAMA, A. Yoga: repensando a tradição. São Paulo: IBRASA, 2003.

KAMINOFF, L.; MATTHEWS, A. Anatomia da Yoga. Barueri, SP: Manole, 2013.

LIEBMAN, L. H. Estabilidade do Core: anatomia ilustrada: guia completo de exercícios. Barueri, SP: Manole.

MINAYO, M. C. S (Org). Pesquisa Socia: teoria, método e criatividade. 22. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

MORAES, F. O.; BALGA, R. S. M. A yoga no ambiente escolar como estratégia de mudança no comportamento dos alunos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol.6, n 3, 2007.

MOTA, E. O., F., R. R.; FREITAS, M. M. Efeitos físicos e psicológicos da prática da Hatha Yoga em adultos nas instituições privadas em Salvador-Bahia. Scire Salutis, 2013, 40-46.

RODRIGUES, D. Yoga – Terapia Hormonal para Menopausa. São Paulo: Madras, 2009.

SANDERS, M. S. Explorando o Hatha Yoga Fit em programas de fitness. Revista Health do ACSM: Vol. 9, ed 2, p. 24-27, 2005.

SILVA, G. D. Efeitos do yoga com e sem aplicação da massagem tui na em pacientes com fibromialgia. 2005. 164 f. Dissertação. Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, 2005.

____. Curso Básico de Yoga: teórico-prático. 2ª ed. São Paulo (SP): Phorte. 2009. 320p.

TINOCO, C. A. Contribuições do Yoga à educação no Brasil: encontro com os grandes yogues brasileiros. Curitiba: Appris, 2016.

VISHNUDEVANANDA, S. O livro de Yoga completo e ilustrado. Porto Alegre: Mosca, 2011.

WATERSTONE, R. O espirito da Índia. Evergreen. São Paulo, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.