DIRETRIZES DE ENFERMAGEM À FAMÍLIA E CUIDADOR DO IDOSO ACAMADO NA ALTA HOSPITALAR – UMA REVISÃO DE LITERATURA

Adriana Matias Stuani, Elizabete Fantin Silveira de Carvalho, Irinéia Calabrese da Silva, Karine Patrícia Stulp Cardoso

Resumo


Objetivo: identificar a assistência recebida pelos idosos após alta hospitalar, caracterizando as principais dificuldades apresentadas pelo cuidador, através da pesquisa em produção científica. Métodos: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com revisão de 15 artigos de periódicos indexados nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe de informação em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). Resultados: Mesmo os idosos que apresentam boa saúde, debilitam-se paulatinamente devido as alterações fisiológicas com o progresso da idade, predispondo as frequentes alterações no estado de saúde com o aparecimento de doenças, que se tornam mais comuns nessa idade, podendo levar a óbito se não tratadas adequadamente. Conclusão: As orientações de enfermagem na alta hospitalar, para a família e cuidadores, são de suma importância, envolvendo o cuidado essencial plena, acreditando na melhoria da qualidade de vida do idoso. 
Descritores: Assistência Integral à Saúde; Envelhecimento; Cuidadores Familiares; Alta do Paciente Hospitalizado; Idoso Fragilizado.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e Saúde da pessoa Idosa/Ministério da Saúde Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de atenção Básica Brasí­lia: Ministério da Saúde, 2006. 192p.il, - (Série A. Normas e Manuais Técnicos). (Cadernos de Atenção Básica, n.19).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar/ /Ministério da Saúde Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de atenção Básica._ Brasí­lia: Ministério da Saúde, 2012.

CARRETTA, M.B.; BETTINELLI, L.A. and ERDMANN, A.L. Reflexões sobre o cuidado de enfermagem e a autonomia do ser humano na condição de idoso hospitalizado. 2011, vol.64, n.5.

CONCEIÇíO, L.F.S. Saúde do Idoso: Orientações Cuidador do Idoso Acamado. Minas Gerais 2010.

DELATORRE, et al: Planejamento para Alta Hospitalar como Estratégia de Cuidado de Enfermagem. Recife – PE, 2013.

FIGUEIREDO, M.L.F. et al. Diagnósticos de Enfermagem do Idoso acamado no domicí­lio. 2008, vol. 61, n.4, pp.464-469.

FLORES, G.C. et al. Cuidado Intergeracional com o Idoso. Porto Alegre (RS): 2010.

MARIN, M.J.S. et al. Caracterí­sticas sócio-demográficas do atendimento ao idoso após alta hospitalar na Estratégia da Saúde de Famí­lia. 2010, vol.44, n.4, pp. 962-968.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

OBA L., MEL L., AMO M. et al. Conduta de Enfermeiros no Cuidar do Idoso Hospitalizado. Recife, 2014.

OLIVEIRA, S.K.P. et al. Temas abordados na consulta de enfermagem: revisão integrativa da literatura. 2012, vol. 65, n.1, pp. 155-161.

PAGLIARINI, F.C., PERROCA M.G.: Uso de Instrumento de Classificação de Pacientes como Norteador do Planejamento de Alta de Enfermagem. Olí­mpia - SP, 2009.

SANTOS et.al: Regime terapêutico inadequado em idosos acamados no domicilio. Piauí­, 2009.

FLORES, G C; BORGES, Z N; DENARDIN-BUDO, M L and MATTIONI, F C. Cuidado intergeracional com o idoso: autonomia do idoso e presença do cuidador. Rev. Gaúcha Enferm.[online]. 2010, vol.31, n.3, pp. 467-474.

SALGUEIRO, Hugo and LOPES, Manuel. A dinâmica da famí­lia que coabita e cuida de um idoso dependente. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2010, vol.31, n.1, pp. 26-32.

MORAES GLA, ARAÚJO TM, CAETANO JA, LOPES MVO, SILVA MJ. Avaliação de risco para úlcera por pressão em idosos acamados no domicí­lio. Acta Paul Enferm. 2012;25, (Número Especial 1):7-12.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Perfil dos idosos responsáveis pelos domicí­lios no Brasil. Rio de Janeiro, 2002.

CHAIMOWICZ, Flávio: Saúde do Idoso. Ed. 2. Nescon UFMG. Belo Horizonte, 2013. 167pg.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasí­lia: Ministério da Saúde, 2006. 192 p. il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 19).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Doenças respiratórias crônicas / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasí­lia: Ministério da Saúde, 2010. 160 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 25).

POLIT, Denise F. et al. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed.- Porto Alegre: Artmed, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, ed. 6. -5.reimpr. Atlas, São Paulo, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.