LEITURA: UM HÁBITO POUCO COMUM NO BRASIL. UMA VISÃO CRÍTICA DO ASSUNTO SMERMAN
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
A FOLHA DE SíO PAULO. Leitura no Brasil é uma "vergonha", diz "The Economist". Folha Online, 16/03/2006. Disponível em . Acesso em 15 DE JULHO DE 2016.
ABRAMOVICH, FANNY. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2003. ARIAS, JUAN. No Brasil se lê menos que na Venezuela, Turquia e Egito. El Pais, 27 FEV 2015. Disponível em . Acesso em 15 de julho de 2016.
BATTAGLIA, STELA MARIS FAZIO. A Criança e a Literatura. In: DIAS, Marina Célia Moraes M. & NICOLAU, Marieta Lúcia Machado (Orgs). Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
CANZIANI, TATIANA DE MEDEIROS. O letramento no ensino de língua portuguesa: estratégias para a formação do cidadão. In.: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR, 2019. CLARET, MARTIN. A história do livro e a coleção “A obra prima de cada autorâ€. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2007.
COELHO, NELLY NOVAES. Literatura Infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 2009. FERNANDES, Cláudio. "Invenção da imprensa"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 15 de julho de 2016.
Juina/MT/Brasil, v.2, n. 2, jul./dez. 2016.
FISCHER, STEVEN ROGER. História da leitura. São Paulo: UNESP, 2006. G1.GLOBO.COM. Setenta por cento dos brasileiros não leram em 2014, diz pesquisa da Fecomércio-RJ. 01/04/2015. Disponível em . Acesso em 10 de maio de 2016.
GOMES, LAURENTINO. 1822. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. 372 pg.
GUEDES, PAULO COIMBRA,; SOUZA, JANE MARI de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9 ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011.
KATO, M.A. Estratégias de interpretação de sentenças e de compreensão de textos. In: M.A., KATO. A aprendizagem da Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985. PEREZ, Luana Castro Alves. "Analfabetismo funcional"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 15 de julho de 2016.
QUINTíO, ANA LUCIA DE MESQUITA. A importância da leitura e as estratégias utilizadas pelos educadores na formação de leitores. Canoas: UNILASALLE, 2009.
SANTOS, ACÁCIA A. ANGELI DOS; SUEHIRO, ADRIANA C. B.; OLIVEIRA, KATYA LUCIANE DE.. Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia. In.: Rev. Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, v. 21, n. 2, p. 29-41, maio/agosto 2004. Santos, Elvira. Hábitos de leitura em crianças e adolescentes: um estudo em escolas secundárias. 6a Ed. da Coleção Nova era. Salvador/Bahia. Quarteto, 2000. 143 páginas.
SCHMIDT, M. H. C. B.; MARQUES, M. L.; COSTA, V. L. V. G. O processo de aquisição da leitura e da escrita na infância. In: NICOLAU, M. L. M.; DIAS, M. C. M. (Orgs.). Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. Campinas: Papirus, 2003. p. 193-229. VUOLO, VICENTE. Opinião: Analfabetismo funcional. 07 de fevereiro de 2014. Disponível em . Acesso em 10 de maio de 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.