O uso do livro didático pelo professor de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Ensino de Terenos, MS

Lima Adriana Araújo

Resumo


A pesquisa teve como objetivo analisar o uso do livro didático (LD) por professores de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Ensino de Terenos, MS. Os sujeitos participantes do estudo foram todos os sete professores de Ciências e/ou Biologia da Rede. Os dados foram obtidos, inicialmente, por meio de (a) conversas informais com cada um dos sujeitos, (b) entrevista semiestruturada grupal e individual e (c) observação não participante de algumas aulas de todos eles. Num segundo momento, a pesquisa prosseguiu com três desses professores, com observação de suas aulas e análise de materiais e documentos utilizados por eles (LD, diários de classe, provas, planejamentos) e também por seus alunos (cadernos e LD). Outros documentos da escola (Projeto Político Pedagógico) e da Secretaria de Estado de Educação (referencial curricular, planejamento on line) também foram utilizados como fonte de dados. Os resultados indicaram que o LD é usado com frequência pelos professores para elaboração dos planejamentos mensais e anuais, atividades realizadas em aula e provas. Durante as aulas os textos do LD são usados para a elaboração de resumos, cópias, resolução de exercícios e raramente para leitura ou realização de experimentos. Eventualmente o LD também é usado para manter a disciplina. Os professores iniciantes são mais apegados ao livro do que os experientes. As condições de trabalho do professor dificultam a sua participação crítica no PNLD.

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