REVISÃO DE LITERATURA SOBRE PRÁTICAS EM HORTA ESCOLAR ALIADAS A ABORDAGEM STEAM

Mayara Rossi, Luzia Freitas Cordeiro

Resumo


Este estudo teve como objetivo mapear e analisar artigos científicos em nível nacional sobre práticas em horta escolar aliadas a abordagem STEAM em escolas públicas e privadas no Brasil. O mesmo configura-se como uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão de literatura, abordagem qualitativa, natureza básica e de caráter explicativo. Para coletar os dados utilizou-se as plataformas de busca “Scientific Eletronic Library Online (SciELO)”, “Portal de Periódicos da Capes” e “Google Acadêmico”, com uso dos seguintes descritores: “Horta escolar and STEAM”, “Horta escolar and abordagem STEAM”, “Horta escolar and Educação STEAM” e “Horta escolar and metodologia STEAM”. Foram colocados alguns critérios de inclusão, a citar: apenas artigos científicos publicados entre 2017 e 2022; artigos somente nacionais e que discutissem a temática em questão, sendo assim, os critérios de exclusão foram aqueles que não se encaixavam nos critérios de inclusão. A elaboração deste artigo perdurou os meses de fevereiro e março de 2023. A análise dos resultados foi direcionada pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam lacunas no que tange ao tema práticas em horta escolar aliadas a abordagem STEAM, onde foram encontrados apenas dois artigos científicos em nível nacional do ano de 2017 a 2022 que versaram e discutiram o tema em voga, o que mostra a necessidade de mais pesquisas a este respeito.

Palavras-chave


Abordagem STEAM; Horta Escolar; Revisão de Literatura.

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