REVISÃO DE LITERATURA SOBRE PRÁTICAS EM HORTA ESCOLAR ALIADAS A ABORDAGEM STEAM
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM: integrando as áreas para desenvolver competências. In: BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro (org.). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A participação da pesquisa no trabalho popular. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. Brasiliense, São Paulo, 1999.
COELHO, Denise Eugenia Pereira; BÓGUS, Cláudia Maria. Vivências de plantar e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. Saúde Sociedade, v. 25, n. 3, p. 761-771, 2016. URL: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/98ZMQzcT497fM4Q85BCfDdG/abstract/?lang=pt . DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902016149487 .
COSTA, Dimitri. Avaliação dos aspectos positivos de uma horta escolar. Educação Ambiental em Ação, n. 62, p. 1-4, 2017. Disponível em: https://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3038 . Acesso em: 05 abril 2023.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf . Acesso em 01 maio 2023.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
LORENZIN, Mariana; ASSUMPÇÃO, Cristiana Matos; BIZERRA, Alessandra. Desenvolvimento do currículo STEAM no ensino médio: a formação de professores em movimento. In: BACICH, Lilian; MORÁN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf . Acesso em: 10 jun. 2023.
OLIVEIRA, Fabiane Rezende de; PEREIRA, Emmanuelle Rodrigues; JUNIOR, Antônio Pereira. Horta escolar, Educação Ambiental e Interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 2, p. 10-31, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326045115_Horta_escolar_Educacao_Ambiental_e_a_interdisciplinaridade . Acesso em: 15 jun. 2023.
PUGLIESE, Gustavo Oliveira. Um panorama do STEAM education como tendência global. In: BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro (org.). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.
ROSSI, Mayara et al. Tendências e Abordagens em Pesquisas sobre o Ensino de Ciências e Matemática de acordo com as dissertações de dois ursos de Mestrado do Amazonas. Exatas Online, v. 12, n. Espec, p. 01-26, 2021. Disponível em: http://www2.uesb.br/exatasonline/index.php/v12ee . Acesso em: 06 fev. 2023.
SANTOS, Ananias Lima dos et al. A criação de uma horta escolar como ferramenta ao ensino de Educação Ambiental. Braz. J. of Develop., v. 6, n. 10, p. 78811-78827, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18353 . Acesso em: 22 fev. 2023.
SANTOS, Abigail Maria de Lima dos et al. Incentivo ao uso da compostagem de resíduos sólidos em uma horta escolar do município de Jaciara-MT. UNOPAR Cient., Ciênc. Human., Educ., v. 15, n. esp., p. 321-329, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/EDCR/Downloads/395.pdf . Acesso em: 15 mar. 2023.
SILVA, Iatiçara Oliveira da et al. Educação Científica empregando o método STEAM e um makerspace a partir de uma aula-passeio. Latin American Journal of Science Education, v. 4, 22034, p. 1-9, 2017. Disponível em: http://www.lajse.org/nov17/22034_Silva_2017.pdf . Acesso em: 28 mar. 2023.
YAKMAN, Georgette. STEAM Education: an overview of creating a model of integrative education. Research Gate, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/327351326_STEAM_Education_an_overview_of_creatin g_a_model_of_integrative_education . Acesso em: 29 maio 2023.
YAKMAN, Georgette; HYONYONG, Lee. Exploring the exemplary STEAM education in the US as a practical educational framework for Korea. Journal of the korean Association for Science Education, v. 32, n. 6, p. 1072-1086, 2012. Disponível em: http://www.koreascience.or.kr/article/JAKO201213459004832.page . Acesso em: 30 abril 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.