OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
ANDRIOTTI, V.; AQUINO L. S. Brinquedoteca: o lúdico no ensino e na aprendizagem. 2006. Disponível em: http://guaiba.ulbra.tche.br/pesquisa/2006/artigos/pedagogia/125.pdf. Acesso em: 6 maio 2019.
ANJOS, J. A. A importância das atividades lúdicas nas aulas de educação física no processo de ensino-aprendizagem. 2013. 45 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Polo Ariquemes-RO, 2013.
ARAUJO, A. S. et al. Fatores motivacionais que levam as pessoas a procurarem por academias para a prática de exercício físico. Efdeportes, Buenos Aires, ano 12, n. 115, dez. 2007. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd115/fatores-motivacionais-que-levam-as-pessoas-a-procurarem-por-academias.htm. Acesso em: 6 maio 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 maio 2019.
______. Conselho Nacional de Educação. Minuta de Projeto de Resolução para audiência pública de 11/12/2015. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Educação Física. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.cbce.org.br/upload/biblioteca/Proposta%20de%20Resolu%C3%A7%C3%A3o_DCN%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%20licenciatura.pdf. Acesso em: 6 maio 2019.
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em: 6 maio 2019.
BROUGERE, G. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 103-116, jul.-dez. 1998. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000200007.
CALEGARI, R. L.; PRODÓCIMO, E. Jogos populares na escola: uma proposta de aula prática. Revista Motriz, Rio Claro, v. 12, n. 2, p. 133-141, maio-ago. 2006. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/99/129. Acesso em: 14 maio 2019.
CASTRO, M. S. Modelo da atividade recreação: módulo programação. Rio de Janeiro: Sesc, 2007.
CAVALLARI, V. R. Trabalhando com recreação. São Paulo: Ícone, 2011.
CAVALLARI, V. R.; ZACHARIAS, V. Trabalhando com recreação. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1994.
CAVEDA, J. L. C. (org.). O jogo no currículo da educação infantil. Tradução de Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CONFEF). Home. [2019?]. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/. Acesso em: 20 jun. 2019.
DALLA VALLE, L. R. L. Jogos, recreação e educação. Curitiba: Editora Fael, 2010.
DANTE, L. R. Didática da matemática na pré-escola: por que, o que e como trabalhar as primeiras ideias matemáticas. São Paulo: Ática, 1998.
DARIDO, S. C. As principais tendências pedagógicas da educação física escolar a partir da década de 80. 2008. Disponível em: http://www.motricidade.com/index.php/repositorio-aberto/40-docencia/1170-as-principais-tendencias-pedagogicas-da-educacao-fisica-escolar-a-partir-da-decada-de-80. Acesso em: 20 jun. 2019.
DE MARCO, A. Educação física: cultura e sociedade. Campinas, SP: Papirus, 2006.
FREITAS I. A. À escola com alegria: importância da incorporação do componente lúdico no cotidiano da escola. 2004. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba-SP, 2004.
FRIEDMANN, A. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006.
GASPAR, L. Jogos e brincadeiras infantis populares. Pesquisa Escolar Online. Fundação Joaquim Nabuco, 2007. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=372. Acesso em: 5 jun. 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GOMES, C. L. Lazer, trabalho e educação, relações históricas: questões contemporâneas. 2. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
______. Significados de recreação e lazer no Brasil: reflexões a partir da análise de experiências institucionais (1926-1964). 2003. 322 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.
GRESPAN, M. R. A educação física escolar no processo educacional: educação física no Ensino Fundamental – primeiro ciclo. Campinas, SP: Papirus, 2002.
HARDEN, A.; GOUGH, D. Quality and relevance appraisal. In: GOUGH, D.; OLIVER, S.; THOMAS, J. An introduction to systematic reviews. London: Sage, 2012. p. 153-178.
KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2011.
______. Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
LEITE, P. F. Aptidão física, esporte e saúde. 3. ed. São Paulo: Robe, 2000.
MACEDO, L. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MAGIL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
MARCELLINO, N. C. Pedagogia da animação. Campinas, SP: Papirus, 1991.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas: 2011.
MASTROIANNI, E. C. Q. et al. Abcd no lar: aprender, brincar, crescer e desenvolver no laboratório de atividades lúdico-recreativa. 2004. Disponível em http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo10/abcd.pdf. Acesso em: 15 maio 2019.
MONTEIRO, L. Z. Perfil da atuação do profissional de educação física junto aos portadores de diabetes mellitus nas academias de ginástica de Fortaleza. 2006. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Saúde) – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2006.
MUKHINA, V. Psicologia na idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
OLIVEIRA, V. M. O que é educação física. 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de janeiro: Zahar, 1978.
______. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A apresentação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
PICCOLO, J. C. J. A educação física na escola pública do Rio Grande do Sul: antecedentes históricos – 1857/1984. Pelotas, RS: Editora Universitária UFPel, 1994.
RONCA, P. A. C. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo: Edesplan, 1989.
RONDINELLI, P. Jogos dos povos indígenas. Brasil Escola. [2019?]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/jogos-dos-povos-indigenas.htm. Acesso em 21 de junho de 2019.
SANTINI, R. C. G. Dimensões do lazer e da recreação: questões sociais, espaciais, sociais e psicológicas. São Paulo: Angelotti, 1993.
SANTOS, S. M. P. (org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
______. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
______. O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
SAVIANNI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SILVA, A. C.; PAIVA, I. M. R.; BARRA, A. O. Lazer, recreação e jogos cooperativos. Efdeportes, Buenos Aires, ano 15, n. 149, out. 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd149/lazer-recreacao-e-jogos-cooperativos.htm. Acesso em: 15 maio 2019.
SILVA, J. A. A prática de voleibol na escola: investigação sobre a relação ensino aprendizagem das habilidades básicas do voleibol. 54 f. 2014. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Polo Duas Estradas-PB, Duas Estradas-PB, 2014.
SILVA, M. S. O exercício profissional em educação física aos olhos históricos e filosóficos da ética. Efdeportes, Buenos Aires, ano 10, n. 72, maio 2004. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd72/etica.htm. Acesso em: 15 maio 2019.
SILVA, T. A. C.; GONÇALVES, K. G. F. Manual de lazer e recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte, 2010.
SNYDERS, G. Pedagogia progressista. Coimbra: Almedina, 1974.
SOUZA, G. S.; GARCIA, L. S.; FERREIRA, M. S. O lazer dentro da sociedade moderna. Revista Tecno-Científica, Blumenau-SC, v. 7, mar. 2007.
TANI, G. Perspectivas para a educação física escolar. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 5, n. 1/2, 1991.
______. Pesquisa e pós-graduação em educação física. In: PASSOS, Solange C. E. (org.). Educação física e esportes na universidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Física e Desporto, 1988.
TELMA, T. O. A. Jogos e brincadeiras no Ensino Infantil e Fundamental. 2. ed. Perdizes, SP: Cortez, 2006.
VERENGUER, R. C. G. Bacharelado e licenciatura: o caso da Educação Física. Jornal Universitário São Judas Tadeu, v. 2, n. 11, p. 4, 1992.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WAICHMAN, P. Tempo livre e recreação. Campinas, SP: Papirus, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.