AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan Krug

Resumo


Objetivamos com esta investigação foi analisar as Representações Sociais (RS) da inclusão escolar e seus motivos, de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Nesta pesquisa caracterizada de qualitativa do tipo estudo de caso utilizamos como instrumento de pesquisa o Teste de Associação Livre de Palavras e à análise de conteúdo para a interpretação das informações obtidas. Participaram vinte professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que as RS dos professores estudados sinalizam no direcionamento de elementos ancorados por palavras associadas à conotações positivas e negativas, tendo, uma oscilação entre as mesmas, onde as positivas estão ligadas à finalidade da inclusão escolar e as negativas ligadas aos problemas relacionadas à efetivação da proposta de inclusão escolar.


Palavras-chave


Educação Física. Representações Sociais. Inclusão Escolar.

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