AS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIANTE DA INDISCIPLINA
Resumo
Este estudo objetivou analisar as percepções dos professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as suas necessidades formativas diante da indisciplina dos alunos. A pesquisa foi pesquisa qualitativa descritiva sob a forma de estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista. A interpretação das informações coletadas foi realizada por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte professores de EF da EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que as necessidades formativas manifestadas pelos professores de EF da EB estudados, diante da indisciplina dos alunos, mostraram um problema crucial, o despreparo docente para enfrentar a indisciplina dos alunos nas aulas de EF da EB.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, modalidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1996.
BERNARDI, Ana Paula; ILHA, Franciele Ross da Silva; KRUG, Hugo Norberto. O projeto pedagógico: possibilidade de desenvolvimento profissional do professor de Educação Física. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 6, n. 2, p. 77-93, dez. 2012.
CORTES, Soraya M. Vargas. Técnicas de coleta e análise qualitativa de dados. In: NEVES, Clarissa E. B.; CORRÊA, Maíra B. (Orgs.). Pesquisa social empírica: métodos e técnicas. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. p. 11-47.
CRUZ NETO, Otávio. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 51-66.
JESUS, Saúl Neves de. Como prevenir e resolver o stress dos professores e a indisciplina dos alunos? Cadernos do CRIAPE, Porto: ASA Editores, 2001.
KRUG, Hugo Norberto. Rede de auto-formação participada como forma de desenvolvimento do profissional de Educação Física. 2004. Tese (Doutorado em Ciência do Movimento Humano) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.
KRUG, Hugo Norberto. Comparação das dificuldades encontradas na prática pedagógica em Educação Física de acadêmicos em situação de Estágio Curricular Supervisionado e professores iniciantes na Educação Básica. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-13, nov. 2017a. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/comparacao-das-dificuldades-encontradas-na-pratica-pedagogica-em-educacao-fisica-de-academi... . Acesso em: 22 out. 2020.
KRUG, Hugo Norberto. A precarização do trabalho docente em Educação Física na Educação Básica. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-12, nov. 2017b. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-precarização-do-trabalho-docente-em-educacao-fisica-na-educacao-basica . Acesso em: 22 out. 2020.
KRUG, Hugo Norberto. As dificuldades na gestão de aula em diversas fases da carreira de professores de Educação Física da Educação Básica. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-13, out. 2019a. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/dificuldades-na-gestao-de-aula-em-diversas-fases-da-carreira-de-professores-de-educacao-fisica-da... . Acesso em: 22 out. 2020.
KRUG, Hugo Norberto. Apontamentos sobre as dificuldades na prática pedagógica em Educação Física: o caso dos professores iniciantes. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-10, set. 2019b. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/apontamentos-sobre-as-dificuldades-na-pratica-pedagogica-em-educacao-fisica-o-caso-dos-professore... . Acesso em: 22 out. 2020.
KRUG, Hugo Norberto. Os fatores que dificultam e que facilitam a prática pedagógica de professores de Educação Física da Educação Básica. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-13, jul. 2019c. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/os-fatores-que-dificultam-e-que-facilitam-na-pratica-pedagogica-de-professores-de-educacao-fisica-da-e... . Acesso em: 23 out. 2020.
KRUG, Hugo Norberto. A indisciplina nas aulas de Educação Física na Educação Básica: as marcas docentes positivas e negativas. Revista Saberes Docentes, Juína, v. 7, n. 13, p. 34-45, jan./ju. 2022a.
KRUG, Hugo Norberto. Os saberes necessários à prática docente em Educação Física na Educação Básica, diante da indisciplina dos alunos, nas percepções de professores da área. Revista Querubim, Niterói, a. 18, n. 48, v. esp. 1 – EF, p. 32-41, out. 2022b.
KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso. Problemas/dificuldades/desafios da formação profissional e da prática pedagógica de professores de Educação Física. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 12, n. 2, p. 1-25, ago. 2018.
KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso. A indisciplina dos alunos da Educação Básica nas aulas de Educação Física de professores iniciantes na carreira docente. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-14, nov. 2019. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-indisciplina-dos-alunos-da-educacao-basica-nas-aulas-de-educacao-fisica-de-professores-ini... . Acesso em: 21 out. 2020.
KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan. Sentimentos vivenciados pelos professores de Educação Física da Educação Básica em suas interações com os alunos. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 39, v. 2, p. 87-96, 2019.
KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. Os sentimentos expressos pelos professores de Educação Física da Educação Básica frente às dificuldades da prática pedagógica. Revista Biomotriz, Cruz Alta, n. 13, n. 2, p. 49-68, 2019.
KRUG, Hugo Norberto; IVO, Andressa Aita; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; ILHA, Franciele Roos da Silva; KRUG, Rodrigo de Rosso. Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Sorocaba, v. 8, n. 1, p. 252-274, 2013.
KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. Necessidades formativas de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 38, v. 4, p. 23-31, 2019a.
KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de Educação Física na Educação Básica. Horizonte - Revista de Educação, Dourados, v. 7, n. 13, v. 4, p. 223-246, jan./jun. 2019b.
KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. A docência em Educação Física na Educação Básica: os fatores indicativos de (in)satisfação profissional em diferentes fases da carreira. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 38, v. 4, p. 13-22, 2019c.
KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan. O bom professor de Educação Física da Educação Básica na percepção da Gestão Escolar. Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias, Osasco, v. 7, n. 24, p. 1-17, 2020a.
KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan. Indicativos de (des)valorização da Educação Física na Educação Básica: a percepção de professores em diferentes fases da carreira. Revista UNIFAMMA, Maringá, v. 19, n. 1, p. 1-19, 2020b.
KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Hugo Norberto. Indisciplina dos alunos nas aulas de Educação Física. Revista Psicopedagogia On Line, São Paulo, p. 1-10, out. 2014. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/new1_artigo.asp?entrID=1745. Acesso em: 23 out. 2020.
LUFT, Celso Pedro. MiniDicionário Luft. São Paulo: Ática/Scipione, 2000.
MARCELO GARCIA, Carlos. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 51-76.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Introdução à metodologia de pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Hubitec/Abrasco, 2008.
MOLINA NETO, Vicente. Etnografia: uma opção metodológica para alguns problemas e investigação no âmbito da Educação Física. In: MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva (Orgs.). A pesquisa qualitativa em Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, 2004.
MORAES, Roque Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MOURA, Dirley Aparecido de; PRODÓCIMO, Elaine. Indisciplina escolar na perspectiva de docentes e gestores de escolas estaduais de Indaiatuba/SP. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 47-63, jul. 2017.
NUÑES, Isauro Beltran; RAMALHO, Betânea Leite. Estudo da determinação das necessidades de professores: o caso do novo Ensino Médio no Brasil – elemento norteador do processo formativo (inicial/continuado). Revista Iberoamericana de Educación, [S.I.], p. 1-18, 2006.
POSSEBOM, Mônica. O estudo de caso na investigação em Educação Física na perspectiva qualitativa. In: CAUDURO, Maria Tereza (Org.). Investigação em Educação Física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2004. p. 51-66.
REGO, Tereza Cristina. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva vygotskiana. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1996. p. 83-101.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela. A análise das necessidades na formação de professores. Lisboa: Porto Editora, 1993.
SOUSA, Alieson Pereira de; MELO, Dalila Regina Mota de; ROCHA, Israel Vieira; SILVA, Francineide Pereira; SOLANO, Alane Rayane Sales. Concepções de professores do ensino básico sobre indisciplina dos alunos em sala de aula: município de Brejo dos Santos – PB. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 14, n. 2, p. 577-588, ago./dez. 2016.
TAILLE, Yves De La. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1996. p. 9-23.
VALLE, M. C. C. do; ZAMBERLAN, M. A. T. Padrões de comportamentos do aluno: dificuldades associadas aos processos interacionais no cotidiano escolar. In: REUNIÃO ANUAL ANPEd, 19., 1996, Caxambu. Programa, Caxambu, 1996. p.238.
Apontamentos
- Não há apontamentos.