EDUCAÇÃO INOVADORA: A EDUCAÇÃO FÍSICA E A RENOVAÇÃO DAS METODOLOGIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Alex Soares da Rosa, Aline Ribeiro dos Santos, Jonathan Gonzatto, Jaqueline Otilia Kempp, Eloisa de Souza Borkenhagen Bohrer, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo contextualizar as experiências, vivências e aprendizagens adquiridas durante o estágio curricular supervisionado III em educação física com os anos finais do ensino fundamental. Nesse sentido, evidencia as dificuldades dos professores de educação física durante a pandemia do coronavírus, a qual atingiu a sociedade em escala global, fazendo com que as interações sociais, as formas de viver e estudar fossem totalmente modificadas.   Desse modo, a educação física como uma área que visa a cultura corporal de movimento em que as práticas corporais são basicamente a sua centralidade, organizar os conteúdos de forma totalmente online e teórica, uma vez que antes a teoria e a prática se uniam foi um desafio durante todo semestre. Além disso, mostrar que as tecnologias podem se tornar aliadas no processo de ensino e aprendizagem e que uma educação inovadora e de qualidade parte inicialmente do professor que está a frente de seu papel comprometido com a aprendizagem de seus alunos. Como também, manifestar as aprendizagens dos próprios estagiários sobre como foi trabalhar durante o segundo semestre de 2020 a frente de uma escola carente do município de Ijuí – Rio Grande do Sul e como esse processo contribuiu para a formação tanto acadêmica quanto pessoal de ambos os envolvidos.


Palavras-chave


Cultura; Educação; Inovação pedagógica; Pandemia

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Referências


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