DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: RESPEITANDO O TEMPO E A NATUREZA DA CRIANÇA

Jusselaine Pereira Dias

Resumo


A dança na Arte, dentre as demais linguagens, destaca-se como um componente primordial a ser ensinado na escola de educação básica, pela importância que apresenta na aprendizagem integral da criança e no desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas e motoras. Assim, buscou-se respostas sobre: Como o educador deverá abordar o ensino-aprendizagem desta manifestação artística? Quando ensinar a dança? Utilizando-se de uma revisão bibliográfica, partiu-se do entendimento sobre as fases de aprendizagem de desenvolvimento cognitivo e motor da criança baseado em estudos de Piaget e Gallahue. Em seguida, encontramos caminhos que nos levam ao ensino-aprendizagem da dança na escola respeitando o tempo e a natureza da criança, na visão de alguns autores tais como; Ana Mae Barbosa e Izabel Marques.


Palavras-chave


Dança; Ensino-aprendizagem; Desenvolvimento.

Texto completo:

PDF

Referências


BACICH, Lilian, MORAN, José: Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARBOSA, Ana Mae; Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte – 2ª ed.; São Paulo, Cortez, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Lei n. 9.394/96 de 1996. LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez,1992.

DAÓLIO, J. Cultura, Educação Física e Futebol. Campinas: Ed. UNICAMP, 1997.

FREIRE, J.B. Pedagogia do Futebol. Londrina: Midiograf, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALLAHUE, D. L. e OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 1º edição; São Paulo: Phorte 2001.

LASZLO, C. M. Outros caminhos de dança: técnica Klauss Vianna para adolescentes e para adolescer. São Paulo, SP: Summus, 2018.

MAGILL, R.A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher,1984.

MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: EDUSP, 1974.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Arte: Ensino de primeira a quarta série. Brasília. Mec/Self, v.7. 1997.

PULASKI, M.A.S. Compreendendo Piaget. Uma introdução ao desenvolvimento cognitivo da criança. Rio de Janeiro: LTC, 1986.

SAMPAIO, J. L. F.; SAMPAIO, J. C. L. Arte e cultura popular. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.