DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: RESPEITANDO O TEMPO E A NATUREZA DA CRIANÇA
Resumo
A dança na Arte, dentre as demais linguagens, destaca-se como um componente primordial a ser ensinado na escola de educação básica, pela importância que apresenta na aprendizagem integral da criança e no desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas e motoras. Assim, buscou-se respostas sobre: Como o educador deverá abordar o ensino-aprendizagem desta manifestação artística? Quando ensinar a dança? Utilizando-se de uma revisão bibliográfica, partiu-se do entendimento sobre as fases de aprendizagem de desenvolvimento cognitivo e motor da criança baseado em estudos de Piaget e Gallahue. Em seguida, encontramos caminhos que nos levam ao ensino-aprendizagem da dança na escola respeitando o tempo e a natureza da criança, na visão de alguns autores tais como; Ana Mae Barbosa e Izabel Marques.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BACICH, Lilian, MORAN, José: Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARBOSA, Ana Mae; Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte – 2ª ed.; São Paulo, Cortez, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Lei n. 9.394/96 de 1996. LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez,1992.
DAÓLIO, J. Cultura, Educação Física e Futebol. Campinas: Ed. UNICAMP, 1997.
FREIRE, J.B. Pedagogia do Futebol. Londrina: Midiograf, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALLAHUE, D. L. e OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 1º edição; São Paulo: Phorte 2001.
LASZLO, C. M. Outros caminhos de dança: técnica Klauss Vianna para adolescentes e para adolescer. São Paulo, SP: Summus, 2018.
MAGILL, R.A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher,1984.
MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: EDUSP, 1974.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Arte: Ensino de primeira a quarta série. Brasília. Mec/Self, v.7. 1997.
PULASKI, M.A.S. Compreendendo Piaget. Uma introdução ao desenvolvimento cognitivo da criança. Rio de Janeiro: LTC, 1986.
SAMPAIO, J. L. F.; SAMPAIO, J. C. L. Arte e cultura popular. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Apontamentos
- Não há apontamentos.