DESAFIOS PEDAGÓGICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO - APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Edson Alves Souza, Joice Alves dos Santos, Geilma Silva dos Santos, Miriam de Souza Santos, Erica Cristina Almeida

Resumo


Este trabalho tem como objetivo geral investigar e compreender quais as dificuldades de aprendizagem das crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil. Nossos objetivos específicos são: (i) estudar o conceito, características e história da Síndrome de Down; (ii) analisar como os profissionais contribuem para a aprendizagem dessas crianças; e (iii) apresentar e discutir os dados sobre as principais dificuldades de aprendizagem das crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil. Este trabalho justifica-se por trazer uma reflexão e contribuir como fonte de pesquisa para os alunos do curso de pedagogia. A metodologia de pesquisa é de campo do tipo qualitativa. Nosso referencial teórico se baseia nos ensinamentos de (LIMA, 2016; SILVA, 2002 e DANIELSKI, 2011) que contribuem de forma significativa para a educação desse público. Partimos da hipótese de que a criança com Síndrome de Down, mesmo com a alteração genética, quando frequenta a etapa da Educação Infantil, consegue desenvolver-se com mais facilidade, logo, as dificuldades de aprendizagem dessas crianças serão superadas. Os resultados obtidos desse estudo nos mostra uma evolução no desenvolvimento cognitivo desse aluno quando frequenta a etapa da Educação Infantil.


Palavras-chave


Síndrome de Down; Dificuldades de Aprendizagem; Educação Infantil; Alteração Genética; O papel do Pedagogo.

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