A LITERATURA INFANTIL, OS CONTOS DE FADAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5.ed. São Paulo: Scipione, 1995.
ARAÚJO, Juliana Brito de; BRITO, Antônia Edna. Prática pedagógica alfabetizadora: discutindo concepções de alfabetização. Disponível em: < http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.4/GT_04_05_2010.pdf> Acesso: 20/12/2019.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 7.ed. São Paulo: Ática, 2000.
BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
BECKER, Fernando. Construtivismo: apropriação pedagógica. In: ROSA, Dalva E. Gonçalves; SOUZA, Vanilton Camilo. Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20/12/2019.
CAMPOS, Antônio Silva. A psicopedagogia na sala de aula. Editora Ática. São Paulo/SP, 2003
COELHO, Nelly Novaes. A Literatura Infantil. 3.ed. São Paulo: Quíron, 1984.
CRUZ, Edimília Nascimento. Histórias Infantis e Formação de Leitores. 1.ed. Montes Claros:Unimontes,2006.
GOULART, Cecília. Alfabetização e letramento: os processos e o lugar da leitura.In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; CORRÊA, Hércules; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Org.). Coleção Literatura e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 57-67.
MACHADO, Maria Zélia Versiani. Literatura e Alfabetização: quando a criança organiza o caos. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; CORRÊA, Hércules; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Org.). Coleção Literatura e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 48- 56.
MONTEPULCIANO, Ignez. Fadas e Bruxas: um caminho para o crescimento interior. 1.ed. Belo Horizonte: Fio de Luz, 1999.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/. Acesso em: 20/12/2019.
SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Caderno do professor: Alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. 64 p. (Coleção Alfabetização e Letramento) ISBN: 85-99372-03-3
SOUZA, Ana A. Arguelho. Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula. Campinas/SP: Autores Associados, 2010.
ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Ligia Cademartori. A Literatura Infantil: Autoritarismo e Emancipação. 2.ed. São Paulo: Ática, 1984.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. 4.ed. São Paulo: Global, 1985.
Apontamentos
- Não há apontamentos.