A LITERATURA INFANTIL, OS CONTOS DE FADAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS

Francely Aparecida dos Santos, Gisele Cunha de Oliveira

Resumo


Sabe-se que os contos de fadas fazem parte da infância e é através deles que as crianças podem desenvolver a imaginação, a curiosidade, a personalidade e a autonomia. Partindo dessa afirmativa esse estudo teve por objetivo o discutir a forma na qual os contos de fadas são trabalhados em duas turmas de alfabetização. A pesquisa foi realizada com duas professoras alfabetizadoras em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Montes Claros – MG. No processo metodológico utilizamos a pesquisa de campo e a observação como instrumento de coleta de informações a duas professoras, no cotidiano de suas salas de aula. As informações foram analisadas com base na análise de conteúdo. À luz do referencial teórico adotado, afirmamos que, no contexto investigado, as professoras reconhecem e entendem os benefícios dos contos de fadas para o desenvolvimento da criança no processo de alfabetização, afirmando que os mesmos estimulam o gosto e interesse pela leitura e desenvolve a linguagem oral e escrita, quando são sistematicamente utilizados em salas de aulas. Dizemos ainda que, se os contos forem trabalhados durante o processo de alfabetização, eles contribuem significativamente para a formação da criança, desenvolvendo nelas a capacidade de imaginar, questionar, recriar, criticar, além do desenvolvimento da autonomia de leitura e escrita, auxiliando ainda, na construção de sua autonomia, personalidade e desenvolvimento cognitivo, permitindo que ela adentre no universo do saber por meio da fantasia.

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