MARKETING NO NOVO SERVIÇO PÚBLICO: CONSTRUINDO UM MODELO DE RELACIONAMENTO NA CÂMARA DE VEREADORES DE JUÍNA

Tiago da Silva Jacinto Ferreira, Ronan Leandro Borba

Resumo


Este artigo tem como objetivo propor um modelo básico de relacionamento na câmara de vereadores de Juína, utilizando técnicas de estatística tais como: estatística descritiva Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Análise Fatorial Confirmatória (AFC), além de avaliar a importância do marketing de relacionamento na gestão pública com foco no cidadão. Neste sentido, utilizou-se de pesquisa bibliográfica exploratória a fim de encontrar principais componentes para o modelo. Em seguida foi aplicado um questionário a 53 usuários contendo 13 itens de mensuração e 05 de classificação da amostra, no intuito de avaliar o relacionamento da administração pública com os cidadãos. Após análise dos dados constatou-se através da AFE 03 fatores ou dimensões com cargas fatorais adequadas ao modelo, sendo ainda corroborado pela análise fatorial confirmatória que apresentou ajustes de qualidade adequada com exceção do AGFI (Adjust Goodness-of-Fit Index), além disso, como resultado secundário encontra-se baixa frequência na utilização da ouvidoria. No entanto, o teste de correlação ponto-bisserial não demonstrou correlação significativa com a acessibilidade da ouvidoria ou com a importância relatada da ouvidoria. Os demais constructos alcançaram ótimos resultados no tocante à importância dos mesmos para os usuários.

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