DESAFIOS DA VIRTUALIZAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL: Percepção de acadêmicos e professores das Faculdades AJES e ÁGORA sobre o uso de metodologias ativas no ambiente de ensino

Fernando Silveira de Souza, Antonielle Antonielle

Resumo


A metodologia ativa é um processo de ensino-aprendizagem no qual o aluno é colocado como protagonista e o professor assume um papel de facilitador, com o objetivo de desenvolver a autonomia de forma que ele seja capaz de construir o próprio conhecimento. Dado o panorama atual de mudanças e os desafios emergentes no campo da educação, esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção de acadêmicos e professores, quanto ao uso de metodologias ativas em uma Faculdade do interior de Mato Grosso. O método de pesquisa é o dedutivo, e a análise é feita a partir de dados quantitativos que buscam evidenciar aspectos positivos e negativos da utilização do método ativo de ensino aprendizagem. A pesquisa parte de uma coleta de dados, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, que foi aplicado a professores e alunos, utilizando para isso a plataforma do Google Formulários. O estudo analisou dados quantitativos que estão expostos de maneira descritiva através de gráficos e tabelas. Os resultados apontam que os professores da faculdade em questão utilizam as metodologias ativas em suas aulas e concordam que tal uso proporciona uma melhoria na formação dos acadêmicos. Quanto à pesquisa com os discentes, os resultados confirmam aqueles encontrados na pesquisa com os docentes, tendo em vista que os acadêmicos reconhecem o uso de tais metodologias e concordam que esse uso torna as aulas mais atrativas e proveitosas.


Palavras-chave


Metodologias Ativas; Ensino Remoto; Ambiente de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Sandson Barbosa; PACHECO, Veruska Albuquerque; SANTOS, Elen Alves dos. Metodologias ativas no ensino superior: percepção de docentes em uma instituição privada do Distrito Federal. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, e 002573, p. 1-22, 2019.

DA SILVA, Luciana Pereira. A utilização de recursos tecnológicos no ensino superior. Revista Olhar Científico–Faculdades Associadas de Ariquemes–V, v. 2, pág. 267, 2010.

EL KHATIB, AS (2020). Aulas por videoconferência: Uma solução para o distanciamento social provocado pela COVID-19 ou um grande problema? Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.787 Acesso em: 12 nov. 2021.

FERREIRA, Robinalva; MOROSINI, Marília. Metodologias ativas: as evidências da formação continuada de docentes no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-19, 2019.

FONSECA. João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Universidade Estadual do Ceará. 2002.

FULLAN, Michael. Liderar os aprendizes: ações concretas em termos de melhoria escolar. Revista Eletrônica de Educação, v. 1, pág. 58-65, 2019.

GABRIEL, Fábio Antônio; SOUZA, Antônio Carlos de. O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no contexto da pós-pandemia da covid-19. Revista Interações NO. 66, PP. 1-17 (2023).

KRUTKA, DG; CARANO, KT (2017). Videoconferência para Educação para a Cidadania Global: Práticas Sábias para Educadores de Estudos Sociais. Revista de Pesquisa em Educação em Estudos Sociais, 7(2) (2016), 109-136.

LEE, Kai-Fu. Inteligência artificial. Globo Livros, 2019.

LUVIZOTTO, Caroline Kraus; CARNIEL, Fabiana. Educação a distância na sociedade da informação: reflexões sobre os processos de comunicação, ensino e aprendizagem na sala de aula virtual. Conexão: Comunicação e Cultura, p. 13-40, 2013.

MENDES, Andréia Almeida, et al.; A percepção dos estudantes do curso de administração a respeito do processo de implantação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem – o desenvolvimento da aprendizagem significativa. Revista Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 2, pág. 182-192, 2017.

MOTA, Ana Rita; DA ROSA, Cleci Teresinha Werner. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261-276, 2018.

MORAN. José Manuel. Novos caminhos do ensino a distância, Informe CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, 2002.

MOROTO, Monique Bolonha das Neves; ALMEIDA, Agnólia Pereira de; POLIZELLO, Ângela A p. de A; RIBEIRO, Cláudia; SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana. A utilização dos recursos tecnológicos durante a pandemia covid-19. Revista Amor Mundi, Santo Ângelo, v. 5, pág. 157-163, 2023.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al.; Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 2, 2016.

PEREIRA, Ranielly da Cruz; OLIVEIRA, Alyne Leite de; VIANA, Hudson Josino; LIMA, Antonio Raniel Silva; ALENCAR, Maria Patrícia de. Metodologias Ativas ou Convencionais para o Desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração. Id on-line Rev.Mult. Psic., vol.12, n.41, p.371-389.

SANTROCK, John W. Psicologia educacional. AMGH Editora, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.