LOGÍSTICA INTERNACIONAL: O SETOR QUE MOVIMENTA E CONECTA O MUNDO INTERNACIONALIZADO

Gustavo Silva Rômulo Souza, Isabela Lima Dias, Ítalo Brener Carvalho, Samuel Praes Santana

Resumo


Este artigo propõe um estudo de termos que envolvem a temática dos Negócios Internacionais e suas conceituações, apresentando o contexto do setor logístico internacional como motor propulsor e fomentador dessas relações de comércio, de fluxo de mercadorias e de trocas financeiras. Também destaca estratégias organizacionais de internacionalização que visam a expansão da participação de mercado, considerando as oportunidades e ameaças macroeconômicas na adoção dessas estratégias. Além disso, destaca a globalização e o crescimento exponencial tecnológico como potencializador de novas estratégias de empresas de logística e e-commerce.


Palavras-chave


Internacionalização; Globalização; Empresas de Logística.

Texto completo:

PDF

Referências


BRENER. A Internacionalização de Empresas Brasileiras: Uma reflexão crítica dos Riscos BRIC. thesis Goldman Sachs Investment Bank, (2010).

CAVALHEIRO,Maria João Fael. Cadeia de Abastecimento no retalho eletrônico: O caso Amazon. Caso pedagógico em Gestão. ISCTE, 2013.

CAVUSGIL, S. Tamer. International Business: The New Realities. 2nd ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2010.

CAVUSGIL, S. Tamer. Negócios Internacionais. 1. ed. São Paulo, Editora Pearson, 2010.

COMISSÃO Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização. Por uma Globalização Justa – Criar oportunidades para todos, Editora ISBN, 2005.

COWEN, Tyler. Globalization Is Here to Stay, But It Needs to Be Better Managed. Harvard Business Review, 2020.

DICKEN, Peter. Mudança Global : Mapeando as Novas Fronteiras da Economia Mundial. 5. ed. São Paulo, Artmed Editora S.A, 2010.

ECONOMY, P. International Expansion: A Guide to Cross-Border Business. Nova York: Atria Books, 2018.

FRIEDMAN, Milton. A Theory of the Consumption Function. Princeton University Press, 1957.

FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. 6. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

FRIEDMAN, Thomas. O mundo é plano: uma breve história do século XXI. São Paulo: Objetiva, 2006.

GONÇALVES, João Paulo González. Internacionalização de Empresas Brasileiras: Motivos, Métodos e Diferenciais. 2021. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto (Portugal)..

HAYEK, F. Law, Legislation and Liberty .Chicago: The University of Chicago Press, 1973-1979. .

MINERVINI, Nicola. O exportador: ferramentas para atuar com sucesso no mercado internacional. 5.ed. São Paulo: Parson Prentice Hall, 2008.

NAKAMURA, Pedro. Será que a união dos BRICS não passou de um sonho?.

Medium.com, 2018.

O'NEILL, Jim. The Next Eleven. Global Economics. Paper No. 66, Goldman Sachs, nov. 2005.

OWID, World Bank (2019)

PINTO, Ana Filipa Amorim. O e-commerce é uma estratégia de internacionalização ou é apenas um canal de distribuição alternativo?. Tese de Doutorado, 2019.

SACHS, Goldman. O futuro pertence ao Bric. HSM Management, 2004.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SANTOS, Sylvia Ferreira. Determinantes do investimento direto estrangeiro: uma perspetiva institucional. Tese de Doutorado, Universidade do Minho, 2017.

SENADO FEDERAL. Constituição da República Federativa do Brasil . Brasília : Secretaria de Editoração e Publicações, 2016.

SILVA JORGE, Ana Luiza; TROIAN, Matheus Henrique Mendes; DE CARVALHO, Ítalo Brener. A Internacionalização de Empresas Brasileiras: Uma reflexão crítica dos Riscos Interculturais aa Transferência de Conhecimento. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, 2021.

SILVA JORGE, Ana Luiza; TROIAN, Matheus Henrique Mendes; DE CARVALHO, Ítalo; DALMORO, Marlon; NIQUE, Walter Meucci. Cultura global do consumo e tradicionalismo local: uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 10, n. 4, 2014.

SILVA, André Luiz Reis da. Os países emergentes na política internacional: O grupo Next Eleven(n-11) e as convergências com a política externa brasileira. Revista de

Relações Internacionais, p. 205-222, 2013.

SILVA, Walyson Monteiro et al. Marketing digital, E-commerce e pandemia: uma revisão bibliográfica sobre o panorama brasileiro. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, 2021.

SOUSA JÚNIOR, José Geraldo de. A nova ordem mundial. São Paulo: Contexto, 2019.

SOUZA, Eda Castro Lucas de; FENILI, Renato Ribeiro. Internacionalização de empresas: perspectivas teóricas e agenda de pesquisa. Revista de Ciência da Administração, v. 14, p. 103-118, ago, 2012

STONE, Brad. A loja de tudo - Exclusivo Amazon: Jeff Bezos e a era da Amazon. Editora Intrínseca, 2019.

TORTORELLI, Henrique Freitas. Estratégias de Negócios Internacionais: O caso da empresa Amazon.com. Covilhã, 2018.

WORLD, Economic Forum. The Global Risks Report 2023. Davos, 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.