VALORIZAÇÃO DA REALIDADE BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO: O ANÚNCIO DE UMA “PEDAGOGIA DA ALEGRIA”

Ilso Fernandes do Carmo

Resumo


Este artigo retoma elementos de uma pesquisa sobre a “Identidade do pensamento pedagógico brasileiro em Paulo Freire”, apresentada sobre o título original La identidad del pensamiento pedagógico brasileño en Paulo Freire na Universidade de Cienfuegos (Carlos Rafael Rodrigues) – Cuba, tendo em vista o título de doutor em ciências pedagógicas. Não se trata de apresentar toda a pesquisa (ainda não traduzida para nosso idioma), porém retomar algumas de suas partes no sentido de reforçar o anúncio de uma nova pesquisa surgida ao término desta sobre o título de “Pedagogia da Alegria”. Apresentar a “Pedagogia da Alegria” para os envolvidos no processo de reflexão e prática pedagógica constitui-se o objetivo principal deste artigo. Analisando as características da nossa falta de identidade para com nossa realidade, percebemos os caminhos para ela. Do ponto de vista do pensamento pedagógico, encontramos em Freire os traços desta identidade. E, assim, de posse destes pressupostos, proponho a “Pedagogia da Alegria” que se apresenta agora como anúncio, mas que se constitui numa nova pesquisa que nasce também sobre as bases freirianas e que poderá contribuir para a valorização da realidade brasileira na educação.
Palavras chave: identidade cultural, pedagogia brasileira, pedagogia da alegria, alienação intelectual, educação local x universal. 

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