FINANÇAS PESSOAIS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CIDADE PORTAL DA AMAZÔNIA
Resumo
Este estudo objetivou analisar a percepção dos acadêmicos de Ciências Contábeis das instituições situadas em Vilhena, estado de Rondônia, em relação a educação financeira e finanças pessoais. Para a realização da pesquisa foi utilizado o método quantitativo quanto à abordagem, de natureza descritiva em relação aos objetivos e de levantamento no que diz respeito aos procedimentos. Para coleta de dados utilizou-se de um questionário baseado nas pesquisas de Vieira, Francisco e Martins (2020) e de Melo e Moreira (2021), composto por 38 questões fechadas e uma questão aberta. A população foi de 320 acadêmicos, obtendo-se uma amostra de 41,56% da população. Os dados foram tabulados na plataforma Google Formulários® e a técnica de análise de dados foi a estatística descritiva, por meio da distribuição de frequência relativa. Entre os principais resultados, a maioria dos respondentes não sabe diferenciar finanças pessoais de educação financeira e confirmam que a matéria deveria ser parte integrante da grade curricular das escolas, necessária para a formação do cidadão brasileiro. Observou-se que os discentes se sentem preocupados em relação as suas finanças, inclusive com a sua aposentadoria, e concordam que a situação financeira acaba interferindo no desempenho profissional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, P. P; SOUZA, A. R. L. Planejamento financeiro pessoal: uma pesquisa quantitativa da percepção do estudante de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Repositório Digital - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.
BESSA, L. M.; RONCHI, J. P. Educação financeira como instrumento de integração em uma instituição de ensino profissionalizante. Gerais, Rev. Interinst. Psicol, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 49 – 58, jun. 2017.
CARNEIRO, A. F; DOMINGOS, R. A; AQUINO, A.A.A. ANÁLISE BILIOMÉTRICA
SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Revisão Integrativa sobre o que se. Discute na Base Scielo entre 2011 e 2021. Revista de Administração e Contabilidade da Faculdade Estácio do Pará – RAC v. 8, n. 16, p. 90-107, novembro 2021, ISSN 2358-1948.
CHIAVENATO, I. Introdução teoria geral da administração. 7. ed. - 6 reimpr. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CUNHA, C. G.; SOARES, J. C. Q.; OLIVEIRA, R.P.; ARAUJO, V.C.; FREITAS, W.F.M.; SOUZA, R. A.; BRANDÃO, R. K. S.; SOUZA, J.C. Impacto das pesquisas de preço nas finanças pessoais. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO DA FACIG, 2, 2016, Manhuaçu/MG. Anais[...]. Manhuaçu: FACIG, 2016.
DOMINGOS, R. Sabedoria financeira: o milagre da multiplicação de seus recursos. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2013a.
DOMINGOS, R. Terapia financeira: realize seus sonhos com educação financeira. Rio de Janeiro: Editora DSOP, 2013b.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - 4. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2011.
JACOB, K.; HUDSON, S.; BUSH, M. Tools for survival: An analysis of financial literacy programs of lower income families. Chicago: Woodstok Institute, 2000.
LUCCI, C. R.; ZERRENNER, S. A.; VERRONE, M. A. G.; SANTOS, S. C. A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO - FEA USP, 9., 2006, São Paulo. Ensino de
Administração. São Paulo: Semead, 2006. p. 1 - 12.
MACEDO, J. Jr. A árvore do dinheiro: Guia para cultivar sua independência financeira. Coleção expo Money. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
MELO, J. M; MOREIRA, C. S. Educação Financeira Pessoal: Um estudo com discentes de
Ciências Contábeis. Revista Contabilidade e Controladoria. Curitiba, v. 13, n. 2, p.151169. mai./ago. 2021.
OLIVEIRA, G. C. Finanças pessoais e qualidade de vida no trabalho dos servidores: Um estudo aplicado a uma Instituição Federal de Ensino. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
OLIVEIRA, T. M. V. de; IKEDA, A. A.; SANTOS, R. C. Compra compulsiva e a influência do cartão de crédito. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 8999, jul. 2004.
QUEIROZ, E. H.; VALDEVINO, R. Q.; OLIVEIRA, A. A contabilidade na gestão das finanças pessoais: Um estudo comparativo entre discentes do curso de Ciências Contábeis. Revista Conhecimento Contábil, v. 1, n. 1, p. 1-19, 2015.
ROSS, Stephen A; WESTERFIELD, Randolph W; e JAFFE; Jeffrey F. Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1995.
SAVOIA, J. R., SAITO, A.; SANTANA, F. Paradigmas da educação financeira no Brasil. BESS, Revista de Administração Pública, v. 41, n. 6, p. 1121-1141, 2007.
SERASA. Mapa de inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil da Serasa. Dez. 2021. Disponível em: . Acesso em: 28 fev., 2022.
SILVA, W. J.; CARRARO, W. B. H.; SILVA, M. L. F. A Contabilidade como instrumento de controle e planejamento financeiro pessoal. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA EM CONTABILIDADE DA UFRGS, 2, 2017, Porto Alegre/RS. Anais[...]. Porto Alegre: UFRGS, 2017.
VERDINELLI, M. A.; LIZOTE, S. A. Relações entre finanças pessoais e as características dos estudantes universitários do curso de Ciências Contábeis. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E INICIAÇÃO CIENTÍIFICA EM CONTABILIDADE, 5, 2014,
Florianópolis/SC. Anais[...]. Florianópolis: UFSC, 2014.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
VIEIRA, B. J; FRANCISCO, D. M.; MARTINS, Z. B. Finanças pessoais: um estudo com profissionais contábeis do estado de Santa Catarina. Revista Razão Contábil & Finanças, v.11, n. 1, p. 1-22, jan./jun., 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.