O E-COMMERCE E O IMPACTO ECONÔMICO POSITIVO EM EMPRESAS DO COMÉRCIO VAREJISTA DURANTE O PERÍODO PÂNDEMICO
Resumo
A pesquisa analisou cinco das dez E-commerce em varejo, entre os anos de 2018 e 2020, listadas na B3 durante a pandemia. Realizamos observações referente aos impactos e o comportamento econômico dessas empresas. O objetivo desta pesquisa foi apresentar o lado “positivo” econômico para algumas empresas durante a pandemia, como a preservação do faturamento mesmo em tempos com projeções e flutuações negativas. Os resultados apresentam o desempenho obtido por essas empresas frente a crise econômica provocada pela covid-19.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AVELAR, Ewerton Alex et al. Efeitos da pandemia de covid-19 sobre a sustentabilidade econômico-financeira de empresas brasileiras. Revista gestão organizacional, v. 14, n. 1, p. 131-152, 2021.
DA SILVA, Mygre Lopes; DA SILVA, Rodrigo Abbade. Economia brasileira pré, durante e pós-pandemia do covid-19: impactos e reflexões. Observatório Socieconômico da COVID-FAPERGS, 2020.
DE FREITAS MUSSI, Ricardo Franklin et al. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, v. 7, n. 2, p. 414-430, 2019.
DE MENDONÇA, Herbert Garcia. E-commerce. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 4, n. 2, p. 240-251, 2016.
DE REZENDE, A. A., Marcelino, J. A., & Miyaji, M. (2020). A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(6), 53-69.
DWECK, Esther et al. Impactos macroeconômicos e setoriais da Covid-19 no Brasil. Rio de Janeiro, May, 2020.
ESPERÓN, Julia Maricela Torres. Pesquisa quantitativa na ciência da enfermagem. Escola Anna Nery, v. 21, n. 1, 2017.
FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. A reconfiguração das Cadeias Globais de Valor (global value chains) pós-pandemia. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 100, p. 203-219, Dec. 2020. Available from . access on 06 Mar. 2021. Epub Nov 11, 2020. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.013.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Artigo de Revisão de Literatura. Portal de Livros Abertos da Editora Processus, v. 11, n. 11, p. 01-76, 2019.
GUISSONI, Leandro Angotti; FARINHA, Rodrigo Lourenço. E-commerce com resultado. GV EXECUTIVO, v. 18, n. 1, p. 40-42, 2019.
LIRA, Matheus Cunha; DE ALMEIDA, Severina Alves. A Volatilidade no Mercado Financeiro em tempos da Pandemia do (Novo) Coronavírus e da Covid-19: Impactos e Projeções. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 19, 2020.
MELLO, Guilherme et al. A coronacrise: natureza, impactos e medidas de enfrentamento no Brasil e no mundo. Nota do Cecon, v. 9, p. 1-23, 2020.
MOREIRA, Paulo. Comércio eletrônico: antes e depois da pandemia do coronavírus. E-commerce brasil, 2020. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/comercio-eletronico-antes-e-depois-da-pandemia-do-coronavirus/. Acesso em: 25, novembro, 2021.
NOGUEIRA, José Vagner Delmiro. CONHECENDO A ORIGEM DO SARS-COV-2 (COVID 19). Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 11, n. 2, p. 115-124, 2020.
SANTOS, Vanessa Prado dos. O desafio da pandemia da COVID-19: o que podemos aprender com a história? 2021.
SAUSEN, Juliana da Fonseca Capssa Lima et al. Estratégias tecnológicas em tempos de pandemia: impactos e contribuições em cooperativas gaúchas. Salão do Conhecimento, v. 6, n. 6, 2020.
SCHNEIDER, Sergio et al. Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o agronegócio e a alimentação. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 100, p. 167-188, Dec. 2020. Available from . access on 25 Apr. 2021. Epub Nov 11, 2020. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.011.
SENHORAS, Elói Martins. Novo Coronavírus e seus impactos econômicos no mundo. Boletim de conjuntura (BOCA), v. 1, n. 2, p. 39-42, 2020.
SILVEIRA, Alessandro. Crescimento do e-commerce na quarentena não é passageiro. E-commerce brasil, 2021. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/crescimento-do-e-commerce-na-quarentena-nao-e-passageiro/. Acesso em: 24, novembro, 2021.
SOUZA, Diego de Oliveira. A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2469-2477, June 2020 .Available from . access on 24 Apr. 2021. Epub June 05, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11532020
TEIXEIRA, Tarcisio. Comercio Eletrônico-Conforme o Marco Civil Da Internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil. Saraiva Educação SA, 2017.
VAREJO SA. As 10 varejistas com maior faturamento. VAREJO SA, 2020. Disponível em: https://cndl.org.br/varejosa/as-10-varejistas-com-maior-faturamento/. Acesso em: 25, novembro, 2021.
WERNECK, Guilherme Loureiro e CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública [online]. v. 36, n. 5 [Acessado 15 agosto 2021], e00068820. Disponível em: . ISSN 1678-4464. https://doi.org/10.1590/0102-311X00068820
Apontamentos
- Não há apontamentos.