CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA DE ROUPAS FITNESS

Amanda Caroline Faria Alves, Carolina De Carvalho Ferreira, Joyce Soares De Brito Mendes, Raquel José De Sousa, Thais Rodrigues De Sá, Gevair Campos

Resumo


A gestão da cadeia de suprimentos e uma forma das organizações obterem vantagem competitiva. O objetivo desse artigo é um estudo de caso realizado em uma organização de roupas fitness do município de Unaí-MG. O foco do estudo se deu no mapeamento da cadeia de suprimentos, onde metodologicamente foram utilizados a pesquisa descritiva, afim de, investigar melhor a maneira de explicar a estrutura organizacional, e a pesquisa bibliográfica, esclarecendo de forma objetiva através de diversos autores renomados que abordam em suas obras o tema proposto no presente estudo. Os resultados obtidos através dos métodos identificam de forma sucinta a entrevista realizada e os efeitos adquiridos, com base em fornecedores, compras, transportes, informações, armazenagem e estoques. As analises finais são feitas com alicerce nas informações prestadas pela organização, apresentando resultados favoráveis e simples, de forma a compreender a cadeia de suprimentos da empresa estudada.

Palavras-chave


Logística; Cadeia de distribuição; Transportes; Roupas fitness.

Texto completo:

PDF

Referências


BALDIN, F.; BALDIN, S. Revolução invisível: uma nova forma de gestão de serviços. 1. ed. São Paulo, 2011.

BOWERSOX, D. J; CLOSS, D. J. Logística empresarial – O processo de integração da cadeia de suprimentos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J.; COOPER, M. B.; BOWERSOX, J. C. Gestão e Logística da Cadeia de Suprimentos. 4ª Ed. São Paulo: Bookman, 2007.

COELHO, L. C. Gestão da Cadeia de Suprimentos – conceitos, tendências e ideias para melhoria. Logística Descomplicada. 2010. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

D’ALVIA, A. P. C. Logística Empresarial. Fonte do Saber.2017. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2017.

ERPFLEX. O que é cadeia de suprimentos e como ela pode alavancar ou arruinar o seu negócio? Erpflex. 2016. Disponível em: https://www.erpflex.com.br/blog/o-que-e-cadeia-de-suprimentos. Acesso em: 15 set. 2017.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo:Pearson Pretience Hall, 2006.

LUMMUS, R.R., VOKURKA, R. J. Defining supply chain management: a historical perspective and practical guidelines. Industrial Management & Data Systems. MCB University Press, v1, p11-17, 1999.

POTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para analises de industrias e da concorrência. 2 ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 .

PORTO, O. Desafios da Logística de Transporte no Brasil. Portal Logweb. 2014. Disponível em: Acesso em: 28 set. 2017.

POZO, H. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica para alunos de graduação e pós-graduação. São Paulo. Edições Layola, 2002.

SEBRAE. Como definir os canais de distribuição do seu produto.2017. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2017.

SUCUPIRA, A. C. O que é e como funciona a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Portogente. 2016. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2017.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.