VIABILIDADE DA ESTRUTIOCULTURA NO BRASIL: UM ENFOQUE NOS CUSTOS DE PRODUÇÃO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo levantar um histórico da criação de avestruz no Brasil e avaliar a viabilidade econômica da atividade por meio de um estudo de caso em um criatório localizado no Mato Grosso do Sul. Para tal, propõe-se a descrever a atividade de estrutiocultura, abordando a probabilidade econômico-financeira do empreendimento, além dos apontamentos das perspectivas de retorno e diante das características do mercado brasileiro para a atividade. No sentido mais amplo, explorar os aspectos históricos da estrutiocultura no País. Para atingir tal intuito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de modo a demonstrar a atividade da estrutiocultura, ou seja, a criação de avestruzes sob o enfoque do controle de custos e a viabilidade do negócio, evidenciando como esses controles de custos de produção podem auxiliar o gestor na geração de informações para a tomada de decisões na atividade. Utilizou-se ainda do estudo de caso em um criatório no Mato Grosso do Sul, delineando os custos médios de produção na criação do avestruz e analisando a lucratividade no sistema de produção. Os resultados evidenciaram que a atividade é viável e exige planejamento e controle rigoroso de custos de produção.
Palavras-Chave: Avestruz, Planejamento, Controle, Lucratividade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALZUGARAY, C.; ALZUGARAY, D. Vamos cozinhar – A festiva cozinha brasileira. São Paulo: 2016.
BALOG, A.; ALMEIDA PAZ, I.C.L.; Avestruz (Struhio camellus), rendimento de careaça e parâmetros de qualidade de carne. Rev. Brasileiras Ciene. Avic. Vol. 9 no 4 Campinas outubro/Dezembro, 2007.
BRASIL, Haroldo Vinagre; BRASIL Haroldo Guimarães. Gestão financeira das empresas. Um modelo Dinâmico. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1991.
CAMPOS, Ivan Ferreira de. Administração estratégica. Ivan Ferreira de Campos; Lissandro Falkowiski – Londrina: UNOPAR, 2014.
CARRER, Celso da C; KORNFELD, Marcelo Eduardo. A criação de avestruzes no Brasil Pirassununga, SP: C. C. Carrer, 1999.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Planejamento tributário. São Paulo – Saraiva, 2012.
DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura Editores, 1999.
DRUCKER, Peter. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira Thomson Leaning, 2001.
FEIJÓ, Sérgio Cintra. Cadeia de suprimentos e produção. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2009.
LOJA Strut BR 163 KM 646 São Gabriel do Oeste - MS.2020.
MANUAL Básico de Criação de Avestruzes. Grupo Savanatruz: Encontrado em Acessado em: 24/01/2020.
MARQUES, H. L. Avestruz: 10 anos de Brasil. Avicultura Industrial, São Paulo, 2005.
MATARAZZO, DANTE Damine. Análise Financeira de Balanços abordagem básica e gerencial. 6. Ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2002.
MARTINS, Gilberto de Andrade; TEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da intervenção científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.
NASCIMENTO, R.S.; Linguiças frescas elaboradas com carne de avestruz: Características bacteriológicas, físico-químicas e sensoriais. Universidade Federal Fluminense – Programa de pós-graduação em Medicina Veterinária. Niterói – RJ. 2011.
PINHEIRO, L.A.S.; PINHEIRO, L.E.L.; SILVEIRA, L.H.; PINHEIRO, L.M.S. Estrutiocultura brasileira: aspectos reprodutivos e economicos - mini-revisao. Revista Brasileira de Reproducao Animal, Belo Horizonte, v.26, n.4, p.292-296, out./dez. 2002.
RODRIGUES, F. C. Análise econômica da cadeia produtiva da estrutiocultura: o caso da empresa Piveta Assunção Strut LTDA. 2014. 113 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Mato Grosso, 2014.
RUEDA, R. P. Reservas Extrativistas. Cambridge: UICN; Brasilia: CNPT/Ibama, 1995.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
SANTOS, E.R.; Caracterização do processo de rigor mortis, da maciez dos músculos
gastrocnemius internus e Fibularis longus e efeito da radiação gama na vida comercial da carne de avestruz (Struthio camelus). Universidade Federal Fluminense - Niterói – RJ, 2006.
SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, art. 42 §2°, 2006).
Apontamentos
- Não há apontamentos.