SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (e-SOCIAL): Um estudo nas Organizações Contábeis do Município de Juína-MT

Maria Aparecida da Silva Ricardo, Antonielle Pagnussat

Resumo


O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi criado com o intuito de unificar o envio dos dados sobre os trabalhadores de forma digital, o que permite que as empresas transmitam estes dados todos de uma vez. O interesse do governo é modernizar, uma vez que o sistema garante que se tenha mais facilidade em cumprir as exigências governamentais, evitando assim, ônus com multas e juros, motivados por atrasos e erros nas informações prestadas. Diante deste contexto, tem este trabalho, o objetivo de pesquisar quais foram as principais dificuldades que os escritórios de contabilidade do município de Juína – MT enfrentaram no momento da implantação do sistema eletrônico eSocial. Para atingir este objetivo, este trabalho foi desenvolvido através da pesquisa de campo, com aplicação de um questionário com perguntas fechadas, enviado através do Google Formulários, a todos os escritórios contábeis da cidade de Juína, no Estado do Mato Grosso. O resultado obtido pela pesquisa é de que, embora tenha havido melhora na qualidade dos serviços prestados, as dificuldades com a falta de preparação e capacitação disponíveis no mercado ocasionou maior responsabilidade aos profissionais responsáveis por este departamento. A pesquisa apontou que há dificuldade na adequação do cumprimento de prazos e normas que falta trabalhar a conscientização dos administradores e empresários para a importância de cumprir as normas estabelecidas pelo governo através do eSocial.

Palavras-chave


eSocial; Speed; Recursos Humanos

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