ANÁLISE DA SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE UMA EMPRESA VAREJISTA LISTADA NA BOLSA DE VALORES B3

Eduardo Lodetti, Cleyton de Oliveira Ritta

Resumo


O varejo brasileiro passa por mudanças em função de novos entrantes internacionais, de alterações nos hábitos de consumo da população e da democratização do acesso à internet. Esse cenário requer das empresas varejistas a monitoração do desempenho organizacional para a manutenção da competitividade das operações e sustentabilidade dos negócios. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a situação econômico-financeira de uma empresa varejista listada na Bolsa de Valores B3, no período de 2017 e 2018. Para cumprir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso e análise documental em uma empresa denominada Alfa S.A. Os resultados da pesquisa mostraram que a situação econômica da empresa era desfavorável no período investigado. Os indicadores de liquidez foram desfavoráveis, o endividamento com terceiro foi elevado e a margem líquida foi negativa. A partir dos resultados, conclui-se que a empresa apresenta uma situação econômico-financeira desfavorável. Apesar do crescimento das vendas, os custos das mercadorias e despesas operacionais são representativos e comprometem a geração de lucros. A redução no resultado líquido em 2018 foi causada pelo elevado custo das operações para o funcionamento da empresa.


Palavras-chave


Desempenho Econômico-Financeiro; Indicadores Econômicos; Indicadores Financeiros; Varejo; Empresas Varejistas.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSAF NETO, A. 2015. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro comércio e serviços, industriais, bancos comerciais e múltiplos. 11. ed. Editora Atlas, São Paulo, 2015

FIGUEIREDO, S.; CAGGIANO, P. C. 1997. Controladoria teoria e prática. 2. ed. Editora Atlas, São Paulo, 1997

FISCHMANN, A.; ZILBER, M.A. Utilização de indicadores de desempenho como instrumento de suporte à gestão estratégica. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ANPAD, 1999.

FLEURIET, M.; KEHDY, R.; BLANC, G. O modelo Fleuriet: a dinâmica financeira das empresas brasileiras: um novo método de análise, orçamento e planejamento. Editora Campus, Rio de Janeiro, 2003

FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Editora Artmed, Porto Alegre, 2009

HOFFMANN, E.; KICH, M.C.; NASCIMENTO, M. Análise dos indicadores econômico-financeiros das empresas varejistas Magazine Luiza e Via Varejo. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 9, n. 3, p. 60-82, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa anual de comércio – PAC. 2017. Disponível em:

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/comercio/9075-pesquisa-anual-de-comercio.html?=&t=destaques - Acesso em: 21 de fevereiro de 2020.

KAPLAN, S R.; NORTON, P. D. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. 4. ed. Editora Campus, Rio de Janeiro. 1997.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. Editora Atlas, São Paulo, 1998.

MARTINS, E.; MIRANDA, G. J.; DINIZ, J. A. Análise didática das demonstrações contábeis. Editora Atlas, São Paulo, 2014.

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. Editora Atlas, São Paulo, 2009.

MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. Editora Atlas, São Paulo, 2010

MIRANDA, M. C. L.; Amorim, W. A.; PRADA, F. J. A. Análise das demonstrações contábeis: um estudo da situação econômico-financeira da empresa de eletrodomésticos. Revista Científica da Ajes, v. 5, n. 11, p. 1-17, 2016.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade de custos. Editora Cengage Learning, São Paulo, 2013

PARENTE, J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. Editora Atlas, São Paulo, 2000.

PEREIRA, C. A. Avaliação de resultados e desempenhos. Editora Atlas, São Paulo, 2001.

SCHMIDT, P. Controladoria: agregando valor para a empresa. Editora Bookmann, Porto Alegre, 2002.

SANTOS, A.S. E-commerce no Brasil: se o segmento é promissor, por que empresas atuantes estão no vermelho. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 3, n.1, p. 54-68, 2015.

SILVA, A. A. Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. Editora Atlas, São Paulo, 2007.

SILVA, K. R.; Souza, P. C. Análise das demonstrações financeiras como instrumento para tomada de decisões. INGEPRO - Inovação, Gestão e Produção, v. 3, n. 1, p. 67-78, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.