RETENÇÃO E EVASÃO ESCOLAR EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Felippe Flain Pires Santos, Landara Maitê Simon, Nelson Guilherme Machado Pinto

Resumo


Os fenômenos de retenção e evasão escolar estão sendo observados com mais frequência nos últimos anos. Identificar os principais fatores que colaboram para o aumento desses fenômenos é fundamental para concepção de novas propostas que auxiliem na prevenção e identificação precoce desses fenômenos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da presente pesquisa a torna uma pesquisa quantitativa, com característica documental, onde foram utilizadas informações obtidas em documentos internos à instituição, disponibilizados pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do Instituto Federal Farroupilha  – Campus Júlio de Castilhos além da análise de dados disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha (PNP), onde foi possível analisar os dados e identificar os índices de alunos frequentes, retidos e evadidos na instituição, observando a situação de matrícula e índice de eficiência acadêmica. A evasão escolar é tema frequente de estudos nas instituições educacionais, seja da esfera pública ou privada, identificado como um fenômeno com constante elevação. Fato preocupante, pois na instituição em questão, o índice é significativo frente ao número de evadidos identificados durante a extração e análise dos dados colhidos no processo de pesquisa.

Palavras-chave


Retenção escolar; Evasão escolar; Gestão Pública.

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