INTERAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS E MARKETING: FATOR RELEVANTE PARA O PROCESSO DE ENDOMARKETING EM EMPRESA DE SERVIÇOS

Vanessa Lessa Moreira

Resumo


Este artigo aborda a interação da gestão de pessoas e o marketing, como fator relevante no desenvolvimento de ações de endomarketing em empresas de serviços educacionais. Cuidar do ambiente interno pode não ser um caminho fácil, mas pode ser uma alternativa lógica para as instituições que buscam ampliar suas chances de sucesso. Além disso, o endomarketing abre portas para a inserção do marketing em empresas prestadoras de serviços em prol de um melhor relacionamento com seus públicos de interesse. A pesquisa configura-se como um estudo de caso. Teve como objeto de pesquisa: gestores, docentes e psicólogo educacional em uma unidade de ensino regular.

Palavras-chave: Marketing de Serviços, Endomarketing, Gestão de Pessoas.

Referências


BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão: encante seu cliente interno. Porto Alegre: L&PM, 1998.

BRUM, Analisa de Medeiros. Face a face com o endomarketing: O Papel estratégico das lideranças no processo da informação. Porto Alegre: L&PM, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. São Paulo: 2004

GRí–NROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

LOVELOCK, Christopher H. WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2004.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos. São Paulo: Saraiva, 2010.

MICHAEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa cientí­fica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SARQUIS, Aléssio Bessa. Estratégias de marketing para serviços: como as organizações de serviços devem estabelecer e implementar estratégias de marketing. São Paulo: Atlas, 2009.

STONE, M.; WOODCOCK, N. Marketing de relacionamento. São Paulo: Littera Mundi, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.