Experiências vivenciadas por professores de matemática em início de carreira

Belmar Cesar Cristiano, Bressan Sídnei de Jesus

Resumo


A iniciação à docência caracteriza-se por ser um período de múltiplas descobertas para o professor. É quando o docente se depara com as situações concretas da sua profissão e busca, de diversas formas, possíveis soluções para “sobreviver” nesse ambiente. Tal período é apontado por diversas pesquisas como repleto de medos, incertezas, dilemas e desafios, mas também de desenvolvimento profissional, descobertas, satisfações, entre outros. Este trabalho busca investigar as implicações na carreira do professor de matemática da educação básica em início de carreira. Para tanto foi realizado um estudo com sete professores que lecionam matemática nos Ensinos Fundamental e Médio no município de Juína/MT.

Texto completo:

PDF

Referências


CAVACO, M. H. Ofí­cio de professor: o tempo e as mudanças. In: Ní“VOA, A. (Org.). Profissão Professor. Portugal: Porto, 1993. FIORENTINI, D.; ROCHA, L. P. O desafio de ser e constituir-se professor de matemática durante os primeiros anos de docência. FE/Unicamp e Fundação Pró-Cerrado/SEE-GO. Educação Matemática, São Paulo, n. 19, 2002.

HUBERMAN, M. O ciclo da vida profissional dos professores. In: Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofí­cio do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PERIN, A. P. O desafio de ser e constituir-se professor de matemática em iní­cio de carreira. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2009.

PILZ, C. A. S. Iniciação Profissional de Professores de Matemática: Dificuldades e Alternativas. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.

PILZ, C.; PINTO, N. B. Um novo olhar sobre a iniciação profissional de professores de matemática. Revista Intersaberes, Curitiba, n. 12, 2001.

SILVA, M. C. M. O primeiro ano da docência: o choque com a realidade. Lisboa: Porto, 1997.

TARDIF, M. Saberes docentes de formação profissional. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

VEENMAN, S. Perceived problems of begining teachers. Review of Educational Research, v. 54, n. 2, 1984.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.