ATIVIDADES BASEADAS EM PROJETOS SOLIDÁRIOS COMO ESTÍMULOS PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Resumo
O Conselho Nacional de Educação - CNE (MEC) encomendou à UNESCO em 2013, um estudo sobre a inserção de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das competências socioemocionais, prevendo alcançar o sucesso dentro da educação básica. Devido às constantes mudanças na área educacional, através das inovações tecnológicas, e o acesso rápido as informações, a escola vê a necessidade de se adaptar a estas transformações, para contribuir com a formação geral dos alunos. Dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estão entre as dez competências gerais, ligadas às atitudes e ao caráter, desenvolvido neste trabalho, a metodologia ativa e a aprendizagem baseada em projetos solidários. Os alunos foram os protagonistas dessa prática educacional, demonstrando a importância de levar em consideração o contexto social, ambiental, político, econômico e cultural de uma nação, evidenciando assim, o ensino global e contextualizado. Foram desenvolvidos três projetos sociais, que devido à pandemia, ocorreram remotamente, dentre eles: a produção e doação de máscaras para a comunidade local, arrecadação de alimentos e auxílio aos idosos. Todos os projetos realizados contribuíram para a formação geral dos alunos, que colocaram em práticas habilidades, que vão além dos conteúdos da sala de aula, como também, o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, autoconhecimento, autonomia, responsabilidade na tomada de decisões, colaboração e empatia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ACOSTA, Otavio Costa. Recomendação De Conteúdo Em Um Ambiente Colaborativo De Aprendizagem Baseada Em Projetos. Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul. Programa De Pós-Graduação Em Informática Na Educação. Porto Alegre, 2016.
BARBOSA, E.F., GONTIJO, A.F. SANTOS, F.F. Inovações pedagógicas em educação profissional: uma experiência de utilização do método de projetos na formação de competências. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v.8, n.2, 2003.
BARBOSA, E.F.; MOURA, D.G. Metodologias Ativas de Aprendizagem Na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
_______ Parâmetros Curriculares Nacionais. Bases Legais, Brasilia: MEC, 2000.
DELORS, et al. EDUCAÇÃO: UM TESOURO A DESCOBRIR: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Brasília, DF. MEC, UNESCO, 1998.
FAGUNDES, L. C. et al. AMADIS – um ambienta virtual para apoio ao desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Workshop em Informática na Educação (sbie). XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - UFJF – 2005.
GADOTTI, Moacir. PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO. São Paulo Perspec. V.14 n.2, São Paulo, 2000.
HERMANN, A.M.M.; SPONCHIADO, D.A.M.; FOSSATO, T.E. Libâneo José Carlos. Adeus Professor, Adeus professora? Novas Exigências educacionais e profissão docente. PERSPECTIVA, Erechim. V.41, n.156, dezembro, 2017.
MARQUES, A.M.; TANAKA, L.H.; FOZ, A.Q.B. Avaliação de programas de intervenção para a aprendizagem socioemocional do professor: Uma revisão integrativa. Rev. Port. de Educação, v.32, n.1, 2019.
MASSOU, T.J. et al. Metodologia De Ensino: Aprendizagem Baseada Em Projetos (Pbl). XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belém, 2012.
MITRE, S.M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13(Sup 2):2133-2144, 2008.
PAIVA, M.R.F et al. Metodologias Ativas De Ensino aprendizagem: Revisão Integrativa. SANARE, Sobral - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. – 2016.
PEREIRA, M.A.C.; PAZETI, M. Application of specific project courses in an Industrial Engineering Program. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education. V.9, ISSN 2183-1378, 2017.
TREIN, D. et al. Projetos De Aprendizagem Baseados Em Problema No Contexto Da Web 2.0: Possibilidades Para A Prática Pedagógica. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 2, jun 2009.
SANTOS, M.V. et al. Competências Socioemocionais: Análise da Produção Científica
Nacional e Internacional. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v.11, n.1, 2018.
SANTOS, D., & PRIMI R. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: Uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. Educação para o Século XXI. 2014. Recuperado de http://educacaosec21.org.br/wpcontent/upl oads/2013/07/RioReportAv13.pdf
VALENTE, José Armando. A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Tese apresentada ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas para a obtenção do título de Professor Livre Docente. Unicamp. Campinas, 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.