ATIVIDADES BASEADAS EM PROJETOS SOLIDÁRIOS COMO ESTÍMULOS PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Débora Cristina Cunha Nones, Fabiano Donizete da Silva, Laercio Neroni Junior, Marineusa Aparecida Ribeiro, Patricia Pires Benaglia Quilez, Ana Lucia Braido Assalin Dontale

Resumo


O Conselho Nacional de Educação - CNE (MEC) encomendou à UNESCO em 2013, um estudo sobre a inserção de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das competências socioemocionais, prevendo alcançar o sucesso dentro da educação básica. Devido às constantes mudanças na área educacional, através das inovações tecnológicas, e o acesso rápido as informações, a escola vê a necessidade de se adaptar a estas transformações, para contribuir com a formação geral dos alunos. Dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estão entre as dez competências gerais, ligadas às atitudes e ao caráter, desenvolvido neste trabalho, a metodologia ativa e a aprendizagem baseada em projetos solidários. Os alunos foram os protagonistas dessa prática educacional, demonstrando a importância de levar em consideração o contexto social, ambiental, político, econômico e cultural de uma nação, evidenciando assim, o ensino global e contextualizado. Foram desenvolvidos três projetos sociais, que devido à pandemia, ocorreram remotamente, dentre eles: a produção e doação de máscaras para a comunidade local, arrecadação de alimentos e auxílio aos idosos. Todos os projetos realizados contribuíram para a formação geral dos alunos, que colocaram em práticas habilidades, que vão além dos conteúdos da sala de aula, como também, o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, autoconhecimento, autonomia, responsabilidade na tomada de decisões, colaboração e empatia.


Palavras-chave


Competências socioemocionais; metodologia ativa; projetos sociais

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