ANÁLISE DE ALGUMAS PUBLICAÇÕES DE FÍSICA MODERNA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar algumas produções que abordam a Física Moderna (FM) no contexto da educação básica e apresentar aspectos iniciais de uma pesquisa bibliográfica, utilizando publicações de artigos e/ou dissertações de diferentes anos, a fim de mostrar o quanto esse tema é debatido. Para o desenvolvimento desse trabalho, escolheu-se a pesquisa qualitativa e para a análise dos textos, a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes (2003). Percebeu-se que grande parte dos artigos analisados, julgam essencial a formação dos professores, seja por meio de cursos de capacitação, graduação ou pós-graduação. Outra necessidade é a reformulação no currículo escolar, pois é essencial que os temas de Física Moderna estejam inseridos de maneira a facilitar o aprendizado dos alunos da educação básica utilizando exemplos do cotidiano.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BUSATTO, Cassiano Zolet; SILVA, Júpiter Cirilo da Roza; JUNIOR, Necleto Pansera; PÉREZ, Carlos Ariel Samudio. O ensino de física moderna e contemporânea na educação básica: conteúdos trabalhados pelos docentes. Revista CIATEC – UPF, vol.10. 2018
CARUSO, Francisco; FREITAS, Nilton de. Física Moderna no Ensino Médio: O espaço tempo de Einstein em Tirinhas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26. 2009
COSTA, André Gustavo Cruz da. Dissertação. Como ensinar a Física Moderna no ensino médio: Discussões e sugestões. Universidade federal de Uberlândia. Uberlândia. 2004.
GARCIA, Luiz Claudio; COSTA, Márcia da. A inserção de física moderna no ensino médio por meios de práticas experimentais e aplicações na astronomia. CADERNOS, P. D. E. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2014.
MONTEIRO, Maria Amélia; NARDI, Roberto; FILHO, Jenner Barreto Bastos. Dificuldades dos professores em introduzir a Física moderna no ensino médio: a necessidade de superação da racionalidade técnica nos processos formativos. Ensino de ciências e matemática I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
MORAES, R. Uma Tempestade De Luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p.191 - 211, 2003.
OLIVEIRA, Fábio Ferreira de; VIANNA, Deise Miranda; GERBASSI, Reuber Scofano. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, 2007
OLIVEIRA, Robson Lima. Física Moderna e Contemporânea: Propostas de trabalho aplicadas no ensino médio CADERNOS, P. D. E. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2014.
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea no ensino médio”. Investigações em Ensino de Ciências – v. 5, 2000.
PEREIRA, Alexsandro P.; OSTERMANN, Fernanda. Sobre o ensino de Física Moderna e Contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente. Investigações em Ensino de Ciências – V14. 2009.
SILVA, Plinio Giorgio Arruda da Silva. Dissertação. Física moderna para o ensino médio: relato de uma experiência. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Garanhuns. 2015.
VALADARES, Eduardo de Campos; MOREIRA, Alysson Magalhães. Ensinando Física Moderna no ensino médio: efeito fotoelétrico, laser e emissão de Corpo Negro. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 15. 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.