OS DESAFIOS QUE OS DEFICIENTES AUDITIVOS TEM AO CURSAR O ENSINO SUPERIOR

Tatiane Carneiro Cardoso dos Passos

Resumo


Nos dias atuais é nítido o aumento de pessoas com alguma deficiência no Ensino Superior, diante dessa demanda observa-se os desafios que o deficiente tem ao ingressar ao Ensino Superior, pois, para que eles possam ter qualidade de ensino não basta que essas Instituições adaptem somente seus ambientes (físico) para o ingresso deles, mas sim, que disponibilizem um atendimento amplo possibilitando a entrada e permanência desses alunos com a mesma qualidade que um aluno que não possua deficiência alguma tem. A proposta desse trabalho surge com o intuito de analisar como os alunos com deficiência (surdez) estão sendo inseridos no Ensino Superior, saber qual é o amparo que a legislação dá para que eles possam ingressar e permanecer no Ensino Superior e ainda também ressaltar quais as possibilidades que as Instituições de Ensino Superior oferecem para que esses candidatos ingressem e permaneçam no Ensino Superior. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica em legislações, livros e artigos científicos que evidenciaram a inserção das pessoas com deficiências no Ensino Superior, fazendo uma análise de dois artigos científicos que apresentaram duas pesquisas de campo com questionários e entrevistas com o público surdo e ouvinte. Pode ser observado que em ambos os trabalhos os alunos tiveram grandes desafios ao ingressarem no Ensino Superior, porém mesmo que tenha sido pouco o apoio recebido pela população universitária e o apoio das instituições e de seus colaboradores eles conseguiram permanecer no ambiente educacional.

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Referências


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