ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA

Bruna Mara Vitório, Natália Alves Martins

Resumo


Atuar com pessoas se tornou uma ação diferente, nos dias atuais. Diante de uma Era de Informações, as empresas vêm enfrentando diversas situações com relação à administração das pessoas, fazendo com que busquem uma nova estrutura organizacional e formativa. O que remete ao pedagogo uma preparação e atenção especifica, por ser um campo novo de atuação deste profissional da educação. Para isso foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, que através da sabedoria dos autores pretende-se aprofundar neste conceito e entender realmente o que este profissional pode ajudar na construção do conhecimento dentro de um ambiente empresarial. O objetivo geral deste trabalho é mostrar a necessidade de um pedagogo, tendo como específicos analisar suas contribuições, identificar suas atividades e buscar informações sobre a formação. Buscou-se uma resposta para o problema levantado, que questiona se realmente através da atuação do pedagogo pode ocasionar a ampliação do desenvolvimento da empresa. Contudo, a pedagogia no segmento empresarial pode muito contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento das atividades do pedagogo diante de um mercado de trabalho atual, expandindo seu olhar de acordo com a sua empregabilidade e seu desempenho dentro das empresas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M.G. Pedagogia empresarial: saberes, práticas e referências. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

ARAÚJO, Francilane de Souza. Atuação do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro. Curitiba, 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo, Brasiliense, 2006.

COSTA, Marília Maia. Psicopedagogia empresarial. 2.ed. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2011

GONÇALVES, Roseli. A Pedagogia Empresarial e as Práticas Pedagógicas dentro da Empresa. 2009. Disponível em :Acesso em: 05 de abril de 2018.

GRECO, Myrian Glória. O pedagogo empresarial: pedagogia empresarial. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 de abril de 2018.

KUENZER, A.Z. As diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma expressão da epistemologia da prática. Recife: Bagaço, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para Quê? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LOPES, I.; TRINDADE, A.; CADINHA, M. Pedagogia empresarial: formas e contextos de atuação. Rio de Janeiro: Wak, 2007.

MINARELLI, J. A. Empregabilidade: o caminho das pedras. São Paulo: Gente, 1996.

PASCOAL, Miriam. O Pedagogo na Empresa. Diálogo Educacional, v. 7, n. 22, p. 183- 193, set./dez. 2007.

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial: a atuação do pedagogo na empresa. 6. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

SÁ, Ricardo Antunes. Pedagogia: Identidade e formação. O trabalho pedagógico nos processos educativos não escolares. Educar. Curitiba, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.