Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Saberes Docentes?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

- Tí­tulo completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA, centralizado e em negrito.
- Abaixo do tí­tulo, com alinhamento á direita, devem seguir, em sequência: Nome completo do (s) autor (es) (por extenso). Em nota de rodapé, devem ser colocados a filiação cientí­fica de cada autor na seguinte ordem: titulação, curso, sigla do Instituto, Faculdade ou Universidade, cidade, estado, e-mail.
- Resumo em português 150-250 palavras, contendo: contextualização do tema e do objeto de estudo, sí­ntese dos procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais/conclusões (ABNT - NBR 6028).
- Palavras-chave em número máximo de 5 (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho).
- Resumo em lí­ngua estrangeira: Elemento obrigatório, com as mesmas caracterí­sticas do resumo em lí­ngua vernácula, em inglês Abstract. Deve ser seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave em inglês.
- O tamanho máximo do artigo é de 20 páginas e no mínimo 12 páginas com espaçamento simples, incluindo resumo, abstract, tabelas, figuras, bibliografia etc.
- Página formato A4.
- Fonte Times New Roman, 12 (tí­tulo), 12 (texto), 10 (citações recuadas e notas).
- Margens: 3 cm (superior e esquerda); 2 cm (inferior e direita).
- Espaçamento entre linhas: 1,5.
- A primeira linha dos parágrafos deve conter um espaçamento de 1,25 cm.
- O espaçamento dos tí­tulos em relação ao texto deve ser de 6 pt. antes e depois.
Corpo do texto
- Corpo do Trabalho: deve ser disposto em itens, a começar pela introdução. Os tí­tulos (em caixa alta) devem ser escritos em negrito. Os tí­tulos e quantidade dos demais itens podem ser estruturados pelo (s) autor (s) contanto que contemplem introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica, os aspectos metodológicos e os resultados), conclusões e referências bibliográficas.
- Subitens (em caixa alta) destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados á esquerda.
- Notas de rodapé, quando utilizadas, devem ser colocadas no final da página respectiva, em Fonte Times New Roman, tamanho 10.
- Ilustrações e tabelas: Devem apresentar tí­tulo e fonte colocados no corpo do texto (NBR - 14724).
- Se forem utilizadas fotos, as pessoas não podem ser identificadas, salvo com sua permissão formal.
- Citações no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por ví­rgula da data de publicação Ex: (SILVA, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, Silva (1984) aponta.... Quando for necessário, especificar página (s), que deverá (ão) seguir-se á data, separada (s) por ví­rgula e precedida (s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos deverão ser indicados, ligados por; (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão et al. (SILVA et al., 1986).
- Citações com mais de três linhas deverão ser colocadas em espaço recuado de 4 cm da margem esquerda, em Fonte Times New Roman, tamanho 10.
- Anexos e/ou Apêndices serão incluí­dos somente quando imprescindí­veis á compreensão do texto.
2.2 Referências bibliográficas:
- Referências: citações no corpo do trabalho e referências correspondentes no final do texto de acordo com as normas da ABNT, respectivamente NBR 10520 e NBR 6023.
- As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do (s) autor (es), obedecendo ás normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ed. São Paulo, Atlas, 2010.
- As referências deverão ser separadas por espaçamento de 6 pontos depois.

Ao submeter artigos para o processo de avaliação, os autores devem atender aos seguintes pré-requisitos:

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. - A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. - O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. - URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. - O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. - O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. - Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.