ANÁLISE DO GRAU DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS PRESTADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO PARANÁ

Deisy Cristina Corrêa Igarashi, Wagner Igarashi, Márcia Matkievicz

Resumo


O presente estudo tem por objetivo verificar o grau de satisfação dos usuários de serviços públicos prestados pela Secretaria Municipal da Fazenda de um município do estado do Paraná, com vistas a propor melhorias nos atendimentos prestados pela instituição. Este estudo de caráter exploratório utilizou algumas técnicas de pesquisa, dentre as quais se destacam a realização de entrevistas e a aplicação de questionário. Como resultado observou-se que de modo geral o nível de satisfação dos usuários foi considerado satisfatório (indicadores com desempenho excelente, ótimo ou bom). No entanto em alguns aspectos o órgão apresentou um desempenho insatisfatório (indicadores em nível regular ou péssimo). Estes itens se referem a: tempo de espera, o horário de atendimento, o valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), as reclamações, questionamentos dos usuários, a quantidade de funcionários, os postos alternativos, os critérios de isenção de IPTU e a desvinculação da taxa de coleta de lixo no carnê de IPTU. Salienta-se que para cada um dos itens com desempenho insatisfatório foram sugeridas possíveis ações de melhorias.

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