INTELIGÊNCIA COMPETITIVA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: Estudo de Caso em uma Empresa de Móveis e Eletrodomésticos de Juína/MT

Elizangela de Almeida Rocha, Ricardo Zamperetti

Resumo


Inteligência Competitiva (IC) é uma ferramenta sistemática que age de forma ética e antecipada coletando informações do ambiente externo da organização, com o objetivo de analisar as reações dos concorrentes, clientes, mudanças tecnológicas, tendências de mercado e negócios. Como analisa os pontos fortes e fracos da organização faz com que a empresa se conheça, utilize de seus pontos fortes e trabalhe sobre os pontos fracos. Deste modo por meio da IC é possível estabelecer estratégias para solucionar os problemas da organização com base nos diferentes cenários desenvolvidos pela IC e assim auxiliar o processo de análise e escolha da melhor decisão, gerando assim vantagem competitiva em relação à concorrência e consequente desenvolvimento e sucesso da organização. Desta forma, o presente trabalho possui como objetivo verificar como a IC pode auxiliar o processo de tomada de decisão de uma empresa de móveis e eletrodomésticos na cidade de Juína/MT. A metodologia utilizada para elaboração do trabalho foi pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com natureza qualitativa e exploratória. Assim, por meio da pesquisa foi possível constatar a maior preocupação da empresa, a concorrência em sua maioria são lojas pertencentes à grandes redes possibilitando oferecer preços bem inferiores em determinados produtos. Deste modo, a empresa precisa dispor de estratégias para combater essa variável sem perder o valor de seus produtos e manter-se competitiva no mercado. Para isto, com base na necessidade da empresa, tem-se a IC que se destaca por utilizar ferramentas estratégicas que auxiliam o processo decisório e produz resultados mais seguros e precisos. A partir daí é possível estabelecer métodos diferenciados e gerar vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Texto completo:

PDF

Referências


ACEVEDO, C. R.; NOHARA, J. J. Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma. Inclui normas atualizadas da ABNT, TCC, TGI, trabalhos de estágios, MBA, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2004.

BATEMAN, Thomas S; SNELL, Scott A. Administração: novo cenário competitivo Tecnologia e Linguística Ltda.; revisão técnica José Ernesto Lima Gonçalves. – 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2006.

BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistema de Informação: O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

CARAVANTES, Geraldo; PANNO, Cláudia; KLOECKNER, Mônica. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson, 2005. 572 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 630 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

___________________________________. Inteligência competitiva: como transformar a informação em um negócio lucrativo. 2. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

KHALFA, Jean. A natureza da inteligência: uma visão interdisciplinar. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1996.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à Administração. Ed. Compacta. São Paulo: Atlas, 2009. 294p.

MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos da Administração: introdução à teoria geral e aos processos da administração. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PORTAL EDUCAÇÃO: ENTREVISTAS: TIPOS E CONCEITOS. Disponível em: Acesso em 13.Set.2018

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo/RS: Universidade FEEVALE, 2013. REZENDE, Denis Alcides. Tecnologia da informação integrada à inteligência empresarial: alinhamento estratégico e análise da prática nas organizações. São Paulo: Atlas, 2002.

RIBEIRO, Antonio. Teorias da Administração. Saraiva, 2003.

ROEDEL, D. Estratégia e inteligência competitiva. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org.). Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 67-86.

SALES, Rafaela. O processo decisório das organizações. Disponível em: < http://www.portal-administracao.com/2014/03/o-processo-decisorio-nas-organizacoes.html > Acesso 20 de maio de 2018.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, Nivea Maria Pereira da. Inteligência Competitiva em Organizações Brasileiras: um caso na indústria de petróleo. 2007. 182 f. Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração, 2007.

STAREC, Claudio; GOMES, Elisabeth; BEZERRA, Jorge. Gestão estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2005. 351 p.

STONER, James A. F.; Freeman R. Edward; Administração. Rio de Janeiro: LTC editor, 1999 5. Ed.

TARAPANOFF, Kira. Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UnB, 2001. 343p.

WANDERLEY, Ana Valéria Medeiros. Sistema de Inteligência de Negócios. Workshop – Businessin the Knowledge Era. Rio de Janeiro, RJ, 09 de setembro de 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.