AUDITORIA ATUARIAL NOS FUNDOS DE PENSÃO

Daiana Lopes da Paixão

Resumo


Este trabalho parte do pressuposto que a auditoria é imprescindível para a previdência complementar (privada) destinada aos fundos de pensão, sendo essas entidades fechadas sem fins lucrativos constituídas sob a forma de sociedades civis ou fundações, que têm como órgão normativo CGPC (Conselho de Gestão de Previdência Complementar) e executivo a SPC (Secretária da Previdência Complementar) subordinada ao Ministério da Previdência Social. O ponto central deste trabalho é estudar como são feitas as auditorias nos fundos de pensão. Este estudo objetiva verificar como são os processos de auditoria nos fundos de pensão em previdência complementar. A partir desse contexto foi elaborado um estudo bibliográfico em livros, sites, revistas e outros, para que possamos ter uma melhor análise sobre como são efetuadas as auditorias nos fundos de pensão, o método da pesquisa se classifica como qualitativo e, na sequência segue análise do conteúdo. Desse modo, o artigo apresenta a auditoria atuarial que consiste na avaliação dos níveis de solvência das entidades, sendo constituída por um conjunto de procedimentos técnicos, resultando em uma das ferramentas de avaliação das EFPC, que através do parecer com embasamento em métodos matemáticos e hipóteses estatísticas, constata a capacidade das entidades fechadas de previdência complementar cumprirem os compromissos com terceiros.Este trabalho parte do pressuposto que a auditoria é imprescindível para a previdência complementar (privada) destinada aos fundos de pensão, sendo essas entidades fechadas sem fins lucrativos constituídas sob a forma de sociedades civis ou fundações, que têm como órgão normativo CGPC (Conselho de Gestão de Previdência Complementar) e executivo a SPC (Secretária da Previdência Complementar) subordinada ao Ministério da Previdência Social. O ponto central deste trabalho é estudar como são feitas as auditorias nos fundos de pensão. Este estudo objetiva verificar como são os processos de auditoria nos fundos de pensão em previdência complementar. A partir desse contexto foi elaborado um estudo bibliográfico em livros, sites, revistas e outros, para que possamos ter uma melhor análise sobre como são efetuadas as auditorias nos fundos de pensão, o método da pesquisa se classifica como qualitativo e, na sequência segue análise do conteúdo. Desse modo, o artigo apresenta a auditoria atuarial que consiste na avaliação dos níveis de solvência das entidades, sendo constituída por um conjunto de procedimentos técnicos, resultando em uma das ferramentas de avaliação das EFPC, que através do parecer com embasamento em métodos matemáticos e hipóteses estatísticas, constata a capacidade das entidades fechadas de previdência complementar cumprirem os compromissos com terceiros.

Referências


ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Introdução à Previdência Complementar. 1ª ed. São Paulo, 2005.

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ALVES, Mariana de Araujo. Auditoria Contábil nos Fundos de Pensões. Rio de Janeiro: 2005.

CONDE, Newton Cezar; ERNANDES, Ivan Sant’ Ana. Atuária para não Atuarios. 1ª ed. São Paulo: ABRAPP/ICSS/SINDAP, 2007.

CREPALDI, Silva Aparecido. Auditoria contábil: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HORVATH JUNIOR, Miguel. Direito Previdenciário. -7 ed.São Paulo: Quartier Latin, 2008.

MPS – Ministério da Previdência Social. Previdência Complementar: Cartilha do Participante/Mitistério da Previdência Social, Secretária da Previdência Complementar. –Brasilia : MPS, SPC, 2008. 52 p. Disponivel em: Acesso em: 10 fev 2014.

PAZ, Aline. Fundos de Pensão – Uma introdução à administração da solvência. Revista do Congresso. 22º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Vitória-ES: 2001. Realização ABRAPP – Trabalho Premiado, p.132-140.

SILVA, Fabiana Lopes da. Impactos de risco de longevidade em planos de previdência complementar. São Paulo, 2010. 208 p.

SOUZA, Silney de. Seguros: contabilidade, atuária e auditoria. São Paulo: Saraiva, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.