O CONFLITO ENTRE O DIREITO DE PROPRIEDADE E A LIBERDADE DO DIREITO DE CULTO E DE MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA

Laiz Zitkoski, Givago Dias Mendes

Resumo


O presente artigo tem a finalidade de expor acerca do conflito entre dois direitos fundamentais, sendo eles o direito de propriedade e a liberdade religiosa, mais especificadamente a liberdade do direito de culto e de manifestação religiosa, haja vista que em nossa sociedade existem inúmeros conflitos acerca desses direitos, evolvendo principalmente a poluição sonora e a perturbação do sossego dos proprietários vizinhos dos templos e casas religiosas. Assim sendo, o presente artigo expõe em um primeiro momento a parte histórica do direito de propriedade e suas implicações, logo após, aborda sobre os conflitos religiosos ocorridos no mundo.  Logo após, aborda sobre a liberdade religiosa e o desenvolvimento desse direito até chegar aos dias de hoje, em que o Brasil se caracteriza por ser um Estado laico, não podendo interferir nas relações religiosas, mas por outro lado tem o dever de assegurar que este direito seja efetivado. Desta forma, o trabalho aborda sobre a colisão de direitos fundamentais que é o tema central do trabalho. Essa colisão de direitos fundamentais, gera o problema sobre qual deles devem permanecer diante de uma situação conflituosa. É nesse sentido que a surge a ponderação de princípios, que virá como uma hipótese de alternativa para a solução do problema com a utilização dos princípios da Proporcionalidade e da Razoabilidade, em que será analisado caso a caso, quais os problemas principais, e da forma mais harmoniosa possível, realizar a solução para o conflito, de modo que a resolução dos casos seja feita da forma menos gravosa, assegurando assim, a efetivação dos direitos fundamentais de todo cidadão.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Código Civil de 2002. Disponível em: < http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm >. Acessado em: 14/03/2018, às: 16:00

BRASIL, Decreto-lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm >. Acessado em: 20/06/2018, às: 15:00.

COULANGES, Fustel de. A Cidade Antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e Roma. São Paulo: Edipro, 1998.

DUTRA, Luciano. Direito constitucional essencial. – 3. ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2017.

FIUZA, César. Direito Civil: curso completo. 13 ed.. Belo Horizonte: Del Rey, 2009.

LOPES, José Reinaldo de Lima. O direito na história. 2ª ed. São Paulo: Editora Max Limonad, 2002.

MARQUES, Benedito Ferreira. Direito agrário brasileiro. 10. Ed. – São Paulo: Atlas, 2012.

PIEOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 4.ed. São Paulo: Max Limonad, 2000.

SANTANA, Thymom Brian Rocha. Função Social da Propriedade: espaço urbano e forma jurídica como estruturas da (não) efetivação do direito no estado capitalista. São Paulo, 2016. Disponível em: . Acessado em: 26/04/2018, às: 09:50h.

SORIANO, Aldir Guedes. Liberdade Religiosa no Direito Constitucional e Internacional. 1º Ed. – São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2002.

SOUZA NETO, Cláudio Pereira de. Daniel Sarmento. Direito constitucional: teoria, história e métodos de trabalho. Belo Horizonte : Fórum, 2012. VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: direitos reais. 15.ed.- São Paulo: Atlas, 2015.

VÍCOLA, Nivaldo Sebastião. A propriedade urbana no Brasil. São Paulo, 2007. Disponível em: . Acessado em: 26/04/2018, às: 10:55h.

ZAJARKIEWICCH, Daniel Fernando Bondarenco. Poluição sonora urbana: principais fontes - aspectos jurídicos e técnicos. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.