ENERGIAS RENOVÁVEIS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS IDEAIS CONSTITUCIONAIS

Tatiane Kipper, Fabrício Bianchi Rodrigues

Resumo


O presente estudo tem por objetivo verificar como a implementação de fontes de energias alternativas implicam no desenvolvimento sustentável. Justifica-se a escolha do tema, pois o assunto acaba abarcando questões discutidas amplamente nos meios acadêmico, jurídico e social, uma vez que diz respeito a problemas enfrentados na atualidade, tais como a degradação ambiental e a desigualdade. Assim, em um primeiro momento tratou-se de analisar o ideal de um desenvolvimento sustentável, esboçando-se algumas linhas acerca da dignidade da pessoa humana, para em um segundo momento, tratar mais especificamente acerca da implantação das energias renováveis e de seus reflexos para a sustentabilidade. Através do método de pesquisa hipotético-dedutivo e da técnica da revisão bibliográfica, chegou-se a consideração final da importância da evolução da ciência e da tecnologia não apenas para o crescimento econômico, mas, em especial, para o incremento de técnicas para a melhora das energias renováveis em prol do desenvolvimento sustentável.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, Luí­s Roberto. Fundamentos teóricos e filosóficos do Novo Direito Constitucional Brasileiro: Pós-modernidade, teoria crí­tica e pós- positivismo. In: BARROSO, Roberto Luí­s. (Org.). A nova interpretação constitucional: ponderação, direitos fundamentais e relações privadas. Rio de Janeiro: 2003.

GELLER, Howard Steven. Revolução energética: polí­ticas para um futuro sustentável. Trad. de Maria Vidal Barbosa. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin; REIS, Lineu Belico dos. Energia e Meio Ambiente.Trad. de Lineu Belico dos Reis, Flávio Maron Vichi, Leonardo Freire de Mello. 4. ed. São Paulo: Cengage, 2010.

REIS, Lineu Belico dos. Matrizes energéticas: conceitos e usos em gestão e planejamento. PHILIPPI JR, Arlindo (Coord.). Barueri, SP: Manole, 2011.

ROCHA, Jefferson Marçal da. Sustentabilidade em questão: Economia, sociedade e meio ambiente. Jundiaí­: Paco Editorial, 2011.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 4. Ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

_______. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

_______. Rumo à ecossocioeconomia: teoria e prática do desenvolvimento. Paulo Freire Vieira (Org.). São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

SARLET, IngoWolfgang; FENSTERSEIFER, Tiago. Estado socio ambiental e mí­nimo existencial (ecológico?): algumas aproximações. In: SARLET, Ingo Wolfgang. (Org.). Estado socioambiental e direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.