O INTERFACEAMENTO DA QUÍMICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, GRADUANDOS E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Isanete Geraldini Costa Bieski, Regiane Gardin, Arielly Furtado Bento de Oliveira, Alan Cândido da Silva, Bruno Lafaeti, Oalas Aparecido Morais Santos

Resumo


Essa pesquisa possibilitou demonstrar a importância da química e sua aplicabilidade desde o ensino médio, graduação e atuação profissional utilizando a ferramenta da experimentação para oportunizar o crescimento intelectual individual e coletivo. A pesquisa foi orientada por uma análise qualitativa das percepções de alunos do nível médio, graduação e profissionais a respeito de atividades experimentais aplicadas na disciplina de química. A amostra foi intencionalmente selecionada entre os alunos das turmas, tendo como critério o interesse espontâneo em participar do projeto, com abordagem qualitativa e de natureza descritiva, explicativa e exploratória apoiada em pesquisa de campo. Realizado em quatro etapas: 1º- Definição do tema. 2º - Apresentação do tema proposto e o cronograma das atividades a serem realizadas bem como assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido junto aos alunos participantes (TCLE) com interesse em participar do projeto para garantir a posterior divulgação dos resultados. 3º - realização de 4 oficinas com temas teóricos e práticos de Plantas Medicinais com divulgação e orientação sobre a importância da química e sua aplicação prática na integração do ensino médio, graduação e profissionais. Foi possível demonstrar a importância da química para a saúde humana, e sua aplicabilidade junto aos alunos do ensino médio, graduação até a atuação profissional utilizando a ferramenta da experimentação para oportunizar o crescimento intelectual individual e coletivo, verificando a importância das plantas medicinais dentro da disciplina de química e seus benefícios para a práticas da saúde humana.

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