LUTAS NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DAS VISÕES DE FUTUROS PROFESSORES

Taís Isabel Leubet, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


O objetivo desse estudo é em um primeiro momento abordar a conceituação do termo lutas, trazendo em seu contexto a diferenciação entre lutas e brigas, além de analisar as opiniões de discentes de Educação Física Licenciatura quanto ao ensino das lutas na escola. A amostra foi composta por dois discentes, um que cursou a disciplina presencial e outro que está cursando a disciplina no modo Ensino a Distância (EAD). A avaliação foi realizada através de entrevista, e a análise dos dados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo. Com isso percebe-se que as Lutas são um assunto pouco abordado, porém, como futuros professores precisamos buscar soluções para que essa modalidade seja mais valorizada e incluída nas práticas da cultura corporal do movimento como qualquer outro esporte.

Palavras-chave


Educação Física; Relato de casos; Instituições Acadêmica.

Texto completo:

PDF

Referências


BOGADO, B. C.; MEDEIROS, A. C. DE. A APLICABILIDADE DOS MOVIMENTOS DA CAPOEIRA DENTRO. [s.d.].

CAZETTO, F. F. LUTAS E ARTES MARCIAIS NA ESCOLA: “Das Brigas aos Jogos com regras” de Jean-Claude Olivier. Motrivivência, v. 20, n. 31, 2008.

DO NASCIMENTO, P.; DE ALMEIDA, L. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 13, n. 3, p. 91–110, 2007.

FERREIRA, F.; CARNEIRO, B.; PÍCOLI, C. Fundamentos Ontológicos E Epistemológicos Das Lutas Corporais. Pensar a Prática, v. 18, n. 3, p. 725–738, 2015.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas nas aulas de educação física: Análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Revista da Educacao Fisica, v. 26, n. 4, p. 505–518, 2015.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.