LUTAS: VISÕES E ENTENDIMENTOS DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Vivenciamos mudanças constantemente, tanto no eixo tecnológico, quanto na área da saúde, do esporte, de diferentes modalidades e objetivos. E, através do contexto que nós acadêmicas do curso de Educação Física estamos vivenciando descobrindo por meio da disciplina de Lutas, nos proporciona e nos capacita a debater e a buscar dados sobre determinados eixos centrais abordados em aulas, em relação ao contexto e ao cenário ao qual as lutas são postas à sociedade, conforme seus preceitos. Para poder analisar e contemplar o eixo principal do mesmo, foi utilizado um instrumento de diagnóstico, através de um questionário pré-estipulado e designado para uma professora com graduação em Educação Física e atuante na área. Por meio dessa análise, foi identificado que a mesma não possuiu contato com a modalidade no ensino da graduação mas, sua postura perante a opção do ensino de lutas na inserção do programa de atividade física, o qual trabalha e visa o foco com os idosos, sua resposta é positiva e acredita que contribuiria para o desenvolvimento desse público. Desta forma, foi perceptível uma visão positiva perante o desenvolvimento destas práticas, tanto no âmbito escolar quanto no treinamento personalizado, mesmo a entrevistada não possuindo em seu currículo acadêmico disciplinas específicas sobre o tema em questão. Apesar de ainda existirem alguns obstáculos (preconceitos, falta de informações sobre a prática corporal, etc.) para a adesão de muitas pessoas, a sua inclusão no processo de treinamento e no contexto escolar deve ser incentivada pelo profissional, que utilizando critérios e embasado em conceitos pré-estabelecidos pode encarar com clareza a sua prática, não só pelos benefícios fisiológicos e sim pela formação do aluno através das lutas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
SCHMIDT, V. A. O; OLIVEIRA, R. V. A lógica interna das lutas corporais e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar. Revista Conexões – Educação Física escolar, Esporte e Saúde, Campinas/SP, v. 18, p. 1-15, 2020.
BARRETO, R. S; MELO, S.W. M. O BENEFÍCIO DAS LUTAS PARA SAÚDE DO IDOSO. VI Congresso Internacional do Envelhecimento Humano, Paraíba, 2019.
GONZÁLEZ, F. J; FENSTERSEIFER, P. E. Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.
CARSPECKEN, P. F. Pesquisa Qualitativa Crítica: conceitos básicos. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 395-424, maio/ago. 2011.
ANDRÉ, M. O que é Um Estudo de Caso Qualitativo em Educação?. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.
RUFINO, L. G. B; DARIDO, S. C. O ENSINO DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À LUZ DE ESPECIALISTAS. Rev. Educ. Fís/UEM, v. 26, n. 4, p. 505-518, 4. trim. 2015.
RUFINO, L. G. B. A PEDAGOGIA DAS LUTAS: CAMINHOS E POSSIBILIDADES. Jundiaí, Paco Editorial: 2012.
NASCIMENTO, P. R. B; ALMEIDA, L. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Revista Movimento, v. 13, nº 3, 2007, p. 91-110.
HEGELE, B; GONZÁLEZ, F. J; BORGES, R. M. Possibilidades do ensino das lutas na escola: uma pesquisa-ação com professores de educação física. CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, v. 16, nº 1, p. 99-107, 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.