A TEMÁTICA LUTAS NO ÂMBITO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM HUMANO
Resumo
As diferentes modalidades de lutas, trabalham em conjunto com todas as valências físicas, como resistência, velocidade de reação, deslocamento e movimento dos membros, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade e ritmo. Como conteúdo da Educação Física Escolar, ela desempenha um papel importante na formação dos alunos, dentre os quais vários são os fatores que favorecem a sua utilização. Esses fatores incluem: desconstruir a luta como uma forma de promover a violência, a construção de valores, o desenvolvimento da motricidade, o aprendizado da história e cultura por trás de cada modalidade trabalhada, o aprendizado prático de golpes de movimento, entre outros. Nessa perspectiva o objetivo dessa pesquisa é entender a visão de acadêmicos e de professores já graduados a respeito da importância de aula de lutas dentro da Educação Física Escolar, partindo de um questionário que lhes foi enviado e a partir das respostas obtidas elaborar uma análise sobre como os mesmos identificam a importância das aulas de lutas e de como enxergam ela como um conteúdo de muita importância dentro da escola.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Bardin, L.(2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
OLIVEIRA, S. R. L. & SANTOS, S.L.C. Lutas Aplicadas à Educação Física Escolar. Curitiba – PR, 2006.
PREYER, C. T. Educação física escolar: a importância da diversificação no ensino de seus conteúdos. Campinas, 2000.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A pedagogia das lutas: caminho e possibilidades. Jundiaí: Paco, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.