MULHER DIGNIDADE E ACOLHIMENTO

Jaqueline Aparecida Gonçalves Soares, Luciana Dias Barreto, Glenir Aparecido Nogueira, Jeane Ribeiro Fernandes, Renata Maria de Holanda, Rosangela Xavier de Alcantara

Resumo


O projeto foi realizado em Março de 2023 no município de Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso, no projeto social chamado de "Casa das Marias", os acadêmicos  organizadores da Faculdade Ágora (FAG), planejaram uma de ação de  extensão com intuito de comemorar o dia internacional das mulheres. Proposta de arrecadar bolsas femininas e adicionar  produtos de higiene pessoal para montar kits e  presentear as mulheres que fazem parte do projeto. Entre as regras para participação do projeto Mulher dignidade e acolhimento, estavam  a doação de bolsas, produtos de higiene, roupas novas ou usadas. Foram arrecadados itens como absorventes, creme dental, desodorantes, sabonetes, chocolates e roupas. Todos os produtos  foram acondicionados em bolsas novas ou usadas. No total  foram organizados 25 kits, no qual 25 mulheres do projeto social foram contempladas. A representatividade de bolsa para mulher referiú-se ao aumento da presença e participação feminina em todas as áreas de trabalho. Por meio desta ação os acadêmicos alcançaram os objetivos propostos levando afeto a essa população de mulheres, sendo possível traduzir como o cumprimento de cuidar do semelhante, bem como trazer o reconhecimento e afeto.


Palavras-chave


dia internacional, mulheres; projeto social.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. R., RODRIGUES, J. B., DA SILVA, L. L. F., & MORGADO, E. M. G. (2020).Os caminhos da educação feminina. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 13, n. 1, p. 79-84, 2020.

ALVES, E. L. (2019). Empoderamento feminino como instrumento de combate à violência política. Resenha Eleitoral, 23(1), 51-70.

BRAND, Fabiane Cristina; FAGHERAZZI, Onorato Jonas; SECRETTI, Tatiani. COMpaixão: a solidariedade em ação. Revista Viver IFRS, 2023, 1.11: 46-50.

BIROLI, F. Gênero e desigualdades: os limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo.2018.

Coelho, M. Q., & Gonçalves, C. A. Avaliação de projetos sociais: a perspectiva da comunidade. Revista Alcance, 18(4 (Out-Dez)), 436-447.2011.

FAUR, M. Círculos sagrados para mulheres contemporâneas: práticas, rituais e cerimônias para o resgate da sabedoria ancestral e a espiritualidade feminina. Editora Pensamento. São Paulo. 2021.

FERNANDES, M. da C. V. A inserção e vivência da mulher na docência de

Matemática: uma questão de gênero. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro

de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.

Giroto, A. P. S., & Marques, A. P. A importância dos projetos sociais como ferramenta para a inclusão sócio-educacional da criança: a experiência do Projeto Degraus-Criança. ETIC-ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-ISSN 21-76-8498, 3(3).2007.

Linke, P. P., Barcelos, S. M. B. D., Dalberto, A. G., da Silva Theodoro, A., & Schmidt, M. E. C. Relato de experiência do projeto Artesanato e extensão: Uma ponte entre a academia e a comunidade. Seven Editora. 2023.

MELO, L. G.B. de. A fábrica têxtil do Paulista-história, luta de classes e processos trabalhistas: 1963-1965. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.2020.

NERY,A. UM ESTUDO SOBRE A EFETIVIDADE DA HIGIENE DO LEITO DO CLIENTE: o cuidado de enfermagem para atividades preventivas relacionadas ao colchão. 2012. PhD Thesis. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

ORO CERICATO, G; LAMHA, A. P. S. F.. Hábitos de saúde bucal de portadores de deficiência visual no contexto da saúde coletiva. Revista da Faculdade de Odontologia-UPF, 2012, 17.2.

REMÉDIOS, M. J. A Comemoração do Dia Internacional da Mulher: Reconstruindo o Passado, Analisando o Presente e Idealizando o Futuro. Revista Lusófona de Educação, 7, P.169-177. 2006.

TEDESCHI, L. A. As mulheres e a história: uma introdução teórico metodológica. Universidade Federal da Grande Dourados, MS: Editora. UFGD.2012.

SOARES, A. C. R., & MAZZARINO, J. M. Feminismo de internet: como as redes sociais contribuem para o desenvolvimento da Quarta Onda Feminista no Brasil. Contratexto, (036), 261-286.2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.