A METODOLOGIA SITUACIONAL ATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DOS ESPORTES
Resumo
As metodologias de ensino dos esportes foram se modificando conforme as necessidades da sociedade, nos processos de educação e aprendizagem escolares. A metodologia tradicional, ainda desenvolvida na escola, tem como concepção ensinar através de técnicas específicas dos esportes, capacidades físicas, como força, flexibilidade, coordenação motora, que não contribuem para a resolução de possíveis problemas em situação de jogo, como raciocínio. Já a metodologia situacional ativa proporciona aos alunos um aprendizado mais amplo, pois se baseia em conceitos, procedimentos e aspectos atitudinais, vivenciados em jogo e transferidos para a vida, proporcionando situações que demandam a tomada de decisão, desenvolvendo a cognição dos alunos, além de também abordar técnicas e capacidades físicas. O estudo tem como objetivo compreender as duas metodologias de ensino dos esportes e realizar a observação de aulas onde o professor desenvolve seu trabalho esportivo com os alunos baseado na concepção de ensino-aprendizagem pautada na metodologia situacional ativa, para compreendermos sua relevância.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BAYER, C. O Ensino dos Desportos Colectivos. Éditions Vigot, Paris, 1994.
CAPARROZ, F. E. BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, V.28, N.2, 2007. Disponível em: http://www.oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/RBCE/article/view/53/61
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/9123/9549
FENTERSEIFER, P. E. GONZÁLEZ, f. J (2007) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: a difícil e incontornável relação teoria e prática Motrivivência Ano XIX, Nº 28, P. 27-37 Jul./2007
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Ed: Atlas,São Paulo.2002.
GONZÁLEZ, F. J. O estudo do esporte na formação superior em Educação Física: construindo novos horizontes Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 213-229, janeiro/abril de 2004 Disponível em: http://search.proquest.com/openview/882ad06d4abaff36f75278fb0f832dab/1.pdf?pq-origsite=gscholar&cbl=2038866
GONZÁLEZ, F. J; FRAGA A. B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. 1ª ed. Erechim: Edelbra, Brasil.2010.
GRAÇA, A. J. O Ensino dos Jogos Desportivos. 3ª Edição. Centro de Estudos dos Jogos Desportivos. 2005.
KUNZ, E. Didática da Educação Física 1. Ijuí: Ed. Unijuí, Brasil.2013.
KUNZ, E. Didática da Educação Física. 5ª Ed: Editora Unijuí. Brasil.2006.
Apontamentos
- Não há apontamentos.