O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS POR MEIO DE JOGOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE

Pollyanna Maria de Avila, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


O processo de estágio no Ensino Fundamental – Anos Iniciais faz parte da formação do acadêmico de licenciatura, onde através desta prática consegue criar experiências necessárias para o mundo do trabalho. Os Anos Iniciais são caracterizados pela busca de interação com o mundo social, o brincar e principalmente sair da sua individualidade. Neste sentido a Educação Física tem o papel de ajudar e auxiliar, mostrando aos alunos as formas de conhecer o seu corpo e o limite do mesmo, reconhecer o próprio espaço dentro da escola e da sociedade e possibilitar o início do contato com a diversidade da Cultura Corporal do Movimento. A criatividade, a descoberta e a reflexão de cada etapa da bagagem cognitiva, afetiva e motora se aplicam aos saberes conceituais e práticos da Educação Física Escolar. Nessa sequência, este relatório tem como principal objetivo demonstrar as fases de organização seguida da aplicação de uma Unidade Didática da disciplina de Educação Física no contexto escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino, os quais não tinham vivenciado este tipo de intervenção. Nesta lógica a fundamentação teórica se faz essencial para a compreensão e consequentemente criação de um projeto sistematizado e harmonioso.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; Educação Básica; Jogos; Formação Acadêmica; Criança

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos: Educação Física / Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria do Estado da Educação, Departamento Pedagógico. Referencial Curricular Gaúcho: Linguagens. Secretária de Estado da Educação. Porto Alegre: 2018. V1.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.