OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jakcimar Fernandes, Veronica Jocasta Casarotto

Resumo


As atividades lúdicas desenvolvidas por meio dos jogos estão delineadas nas propostas pedagógicas com o intuito de promover novas descobertas no processo de ensinoaprendizagem na Educação Básica, uma vez que eles são importantes para o desenvolvimento das potencialidades e habilidades das crianças. Com base no exposto, cabe o seguinte questionamento: como os professores de educação física podem utilizar os jogos como prática pedagógica? Os professores de educação física, ao incorporarem os jogos recreativos nas aulas de educação física, devem desenvolver de forma positiva as atividades para que realmente sejam excelentes instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo investigar a importância da efetivação de atividades lúdicas na Educação Infantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos disponibilizados em bases de dados on-line, bem como em livros e sites relacionados ao tema. Após este estudo, concluiu-se que os jogos estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento em todos os aspectos da criança.

Palavras-chave


Jogos; Ensino-Aprendizagem; Educação Infantil

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